Nossas Notícias

Rio-negrinhenses no grupo de homenageados pela Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina

Na última semana, a Academia de Letras do Brasil Santa Catarina fez uma homenagem a acadêmicos que representaram academias de seus respectivos municípios. O evento aconteceu em Governador Celso Ramos.

De Rio Negrinho, participaram Lia Schoeffel e Márcia Haboski Cristofolini, que tem escritos também em publicações do professor Miguel João Simão.

“Foi um evento muito bem elaborado, com declamações de poesias e músicas bem brasileiras. Foi muito bacana, uma energia muito positiva”, destacaram.

“Para quem gosta de escrita, leitura e publicação de livros, aquilo me complementou muito. A minha escrivaninha aqui está com livro por todos os lados, todos trazidos de lá”, cita Márcia.

Ela e Lia contam ainda que no mesmo evento, que comemorou os 14 anos da Academia em Santa Catarina, aconteceu uma homenagem aos homens, intitulada “Homens Brilhantes” e também a entrega dos exemplares do livro Mulher Destaque, que está em seu terceiro volume.

“Acho que outras pessoas também poderiam estar, é um prêmio, um certificado, uma condecoração que alcança a todos. Eu acho que cada um tem uma forma de ver a cultura, a arte e assim, da sua forma, vai promovendo os seus saberes, os seus conhecimentos”, acredita a rio-negrinhense.

Novos projetos

Lia Schoeffel produz poesias e escritos de vários estilos, com bastante frequência. Ela prepara ainda um livro contando a história de sua vida.

Márcia esteve recentemente em uma viagem a São Paulo (SP), visitando seu filho e diz que na oportunidade tomou um “banho de cultura” por ter participado da Bienal do Livro.

“Achei incrível aquela movimentação toda, nunca tinha participado de uma bienal lá. Já fui uma vez em Curitiba, mas há bastante tempo”, conta ela, que também aproveitou a ida a capital paulista para visitar o Museu da Língua Portuguesa.

“Acredito que a gente deveria fazer uma viagem com todos os acadêmicos, com todos os interessados”, sugere.

“Achei incrível também toda a história da língua portuguesa, as curiosidades, a interatividade que eles têm ali naquele museu, é muito bacana. Voltei com uma bagagem muito grande, com muita vontade de sentar e me inscrever em tudo que viesse. Pena que não tenho esse tempo agora, pois ainda tenho planejamentos da escola para fazer, mas tem bastante trabalho aí pela frente”, adianta, referindo-se aos novos projetos que pretende pôr em prática.

A Academia de Letras do Brasil, seccional Rio Negrinho foi fundada em abril de 2018, tendo desde então, Cleverson Vellasques como presidente.

O grupo já promoveu várias ações culturais na cidade, antes da pandemia e prepara novos projetos especiais, que deverão ser anunciados em breve.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram