Nossas Notícias

Dia Mundial da Saúde Ocular: 4 dicas para cuidar da visão 

Cuidar da visão é tão importante quanto cuidar da saúde de qualquer outra parte do corpo.

Porém, aparentemente, não são todos que pensam assim. Segundo pesquisa do Ibope, 34% dos brasileiros – o que corresponde a um terço da população – nunca visitou um oftalmologista.

E a situação torna-se ainda mais preocupante quando 74% afirmam que só marcam consulta com um especialista quando surge algum incômodo na visão, ou em função da necessidade de se avaliar o uso de óculos. E é justamente por conta deste cenário que o Dia Mundial da Saúde Ocular, comemorado no dia 10 de julho, é tão necessário. 

Segundo a médica oftalmologista Dra. Geraldine Trevisan Tecchio, do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, empresa do Grupo Opty, é preciso conscientizar a população sobre os perigos de não dar atenção à saúde ocular, principalmente quando a maioria das doenças tem um início totalmente assintomático, como é o caso do glaucoma.

Além disso, alguns hábitos comuns como usar colírios por conta própria, passar horas excessivas na frente do computador e até mesmo seguir uma alimentação desregulada podem trazer danos à visão. Confira as dicas da médica oftalmologista que podem auxiliar na manutenção da saúde ocular.  

BOAS PRÁTICAS NOS COMPUTADORES

Entre as principais orientações, a Dra Geraldine, ressalta sobre a importância de dar pausas a cada hora de uso ao usar o computador. “Outra medida importante é manter o equipamento na altura dos olhos e nunca acima, para evitar o ressecamento. Posicionar a tela a uma distância de pelo menos 35 cm do rosto também é válido para não forçar os músculos responsáveis pelo movimento do globo ocular”, destaca a especialista. 

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Bons hábitos alimentares influenciam todo organismo, inclusive os olhos. “É importante inserir no cardápio alimentos ricos em vitaminas  A, C e E ou em componentes como ômega 3, betacaroteno, ácido fólico e zinco. Uma boa escolha são os vegetais verdes, como espinafre e couve; além de peixes de águas frias como salmão, tilápia e truta (estes ricos em ômegas 3, 6 e 9)”, pontua a médica. 

USO CORRETO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI)

A ausência ou uso indevido de equipamentos de segurança durante atividades de alto risco está entre as causas recorrentes de lesões oculares. Utilizar os óculos e outros materiais de prevenção durante a jornada de trabalho é um ato de cuidado com a visão que não deve ser negligenciado.

EXAMES PERIÓDICOS

Muitas doenças oculares podem ser silenciosas, por isso é tão importante realizar exames periódicos com um oftalmologista, como a análise da pressão intraocular e da retina. Usar medicamentos e colírios por conta própria também é arriscado. “O acompanhamento com um oftalmologista é sempre o mais indicado em caso de sintomas”, finaliza Dra Geraldine.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram