Nossas Notícias

PROERD forma mais uma turma em Campo Alegre

CAMPO ALEGRE. Foi realizada na noite desta terça-feira (05), no Ginásio de Esportes Helmuth Erico Herbst, no centro, a formatura de mais uma turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).

O evento reuniu policiais militares, autoridades e familiares dos alunos. Foram distribuídos brindes e condecorações aos mais aplicados ao longo do curso.

Além de uma festa toda dedicada às crianças depois de todo esse período de pandemia onde o evento com todos os aluno não pode ser realizado, a noite marcou o retorno das formaturas juntando todas as turmas e escolas do município.

Na oportunidade, o Proerd formou 184 alunos e 34 alunos no Proerd Kids. Participaram do Proerd, estudantes do 5º ano das escolas: Profª Marise Neneve, Cordeiro, Prof. Jerônimo Francisco Pacheco Coelho, Maria José Duarte Silva Bernardes, Bela Vista, Profª Zilka de França, Hasselmann e Paulo Fuckner.

Os trabalhos neste 2022 foram comandados pelo cabo PM Danilo Reni Gonçalves e Sd. Franciane Triaca. Durante o evento a BAMUCA – Banda Municipal de Campo Alegre – se apresentou e também os alunos dos 5ºs anos da EMEB. Maria José com a música “É preciso saber viver” e a leitura de uma redação produzida pela aluna Isabella Annelise Larsen, da Escola Municipal de Educação Básica Maria José Duarte Silva Bernardes, representando todos os alunos do curso.

Os alunos destaque foram:

• EMEB. Bela Vista Profª Zilka de França, Hasselmann – Guilherme Bernardo Schroeder
• EMEB. Maria José Duarte Silva Bernardes – Julia Rodrigues Bublitz dos Santos, Júlia Friedrich e Annelise Larsen
• EMEF. Prof. Jerônimo Francisco Pacheco Coelho – Vitor Stahelin, Eduarda Oleskowicz (Kids) e Guilherme de Oliveira (Kids)
• EMEF. Profª Marise Neneve – Ysthefany Godois Dos Santos e Mateus Ricardo Milczewsky
• EMEB. Paulo Fuckner – Rafaela Cordeiro e Fabrício Fuckner

A prefeita Alice Bayerl Grosskopf, participou do ato e destacou a maciça presença das famílias e enalteceu o Proerd, um programa que vem ao encontro da necessidade de prevenção ao uso de drogas.

“É sempre uma alegria participar destes momentos de formatura do Proerd. É um programa tão importante, que a cada ano vem crescendo e conseguindo atingir os seus objetivos que é conscientizar os nossos jovens e nossas crianças dos malefícios que as drogas e a violência podem causar para si mesmos. Aos formandos sigam o caminho que foi transmitido pelos professores, pais e instrutores do Proerd, vocês seguirão pelo trajeto mais nobre e que realmente orgulharão as famílias de vocês, pois é dessa forma que devemos seguir a nossa vida, através das direções certas”, afirmou.

Em Campo Alegre o Proerd teve início em 2003 e nesses vinte anos de atuação já capacitou 4.889 alunos.

Proerd

O Proerd é um programa de educação preventiva ao uso de drogas. O Programa ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros auxiliando as crianças a dizerem não às drogas.

Programa eminentemente preventivo, estratégico, seu objetivo principal é educar as crianças em seu meio natural, a escola, com o auxílio de policiais fardados e professores. Aplicado nas escolas, o Proerd é desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com as unidades escolares e direciona-se às crianças de 9 a 12 anos.

As lições têm como objetivo o desenvolvimento da auto-estima, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento das drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes. O sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento entre escola, família e polícia.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram