Nossas Notícias

Mafra recebe selo Município Empreendedor

Mafra é a 2ª cidade mais rápida do país para abrir empresas. Toda essa dedicação foi reconhecida na noite do dia 14 de junho, através do recebimento do Selo Município Empreendedor.    

Durante dois dias, o Sebrae/SC, por meio do Programa Cidade Empreendedora, promoveu mais uma edição da etapa estadual do Seminário Brasil Mais Simples, iniciativa que debate a importância da simplificação e da desburocratização para melhoria do ambiente de negócios.

O evento aconteceu no Costão do Santinho Resort, reunindo cerca de 300 pessoas, entre secretários de desenvolvimento econômico e servidores e fiscais responsáveis pelo registro e licenciamento de empresas dos municípios catarinenses participantes deste ciclo do Programa Cidade Empreendedora, e representantes do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Secretarias de Meio Ambiente, Junta Comercial do Estado de Santa Catarina e Casa Civil do Estado.

O gerente de desenvolvimento regional do Sebrae/SC, Paulo César Sabbatini Rocha, comenta que o objetivo do evento é promover a melhoria do ambiente de negócios no estado, trazendo padronização, simplificação e estimulando a aplicação da Lei de Liberdade Econômica.

“Nosso Estado vem avançando na desburocratização do processo de formalização de empresas, tornando o ambiente muito mais atrativo ao empreendedor. Nesse contexto, o intercâmbio de experiências e a capacitação constante dos profissionais que estão na linha de frente nos municípios é fundamental para garantir avanços cada vez mais significativos nessa área”, comenta Paulo.

Entre os temas debatidos no Seminário, destaque para palestra sobre a Lei de Liberdade Econômica, transformação digital e transparência, com André Santa Cruz, Diretor do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração, que irá abrir o primeiro dia de evento, e para palestra sobre os avanços da REDESIM, ministrada pela representante da Receita Federal, Olga Maria Silva Embiruçu. A iniciativa tem trazido menos burocracia e mais simplificação e desenvolvimento aos municípios brasileiros.

Além disso, ainda no primeiro dia, foram apresentados cases de sucesso de municípios catarinenses participantes do programa Cidade Empreendedora que aplicaram políticas de desburocratização, como Pinhalzinho, Florianópolis e Rio do Sul, e de outros Estados, como Ponta Grossa/PR, Belo Horizonte/ MG, Bom Jardim/ RJ e São Paulo/SP.

Outras temáticas presentes na edição 2022 do Seminário Brasil Mais Simples são o CIGA e avanços tecnológicos, avanços do SC Bem Mais Simples, os desafios de empreender e inovar no poder público, o engajamento e produtividade no setor público, além da apresentação de boas práticas de desenvolvimento econômico com Integração, simplificação, essência criativa e inovadora.

Ainda durante o evento, todos os municípios, incluindo Mafra, que aderiram à prática de simplificação do ambiente de negócios de acordo com a Lei de Liberdade Econômica, e que participam do Programa Cidade Empreendedora, foram reconhecidos com o Selo Município Empreendedor.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram