Nossas Notícias

Academia do Conhecimento da Tuper promove desenvolvimento a colaboradores

SÃO BENTO DO SUL. Ciente da importância do conhecimento e do desenvolvimento das capacidades individuais para a transformação dos processos corporativos e da vida das pessoas, a Tuper está lançando as turmas 2022 de seu programa de educação continuada, a Academia do Conhecimento

O lançamento oficial aconteceu através de aula inaugural ontem (26), com a palestra “A Indústria pela Educação”, ministrada pelo diretor regional do Senai Santa Catarina e diretor de educação e tecnologia da FIESC-Federação das Indústrias, Fabrizio Machado Pereira.

Funcionários da empresa que passarão a integrar o programa como alunos, professores, autoridades e convidados participaram do evento, que aconteceu na Sociedade Guarani.

Para a Tuper, o programa de educação continuada visa aperfeiçoar o percurso profissional dos funcionários, estimulando o pleno desenvolvimento das competências técnicas.

“A Academia do Conhecimento é um projeto vem apresentando excelentes resultados por incentivar algo fundamental, que é a formação especializada da nossa equipe. Nossos profissionais se tomam mais preparados e engajados no processo e, consequentemente, mais realizados em suas áreas de atuação”, destacou Frank Bollmann, presidente e CEO da Tuper, em sua apresentação.

Sobre a Academia

A iniciativa de criar a Academia do Conhecimento, em 2010, foi inspirada em cursos de capacitação técnica, que visam unir a teoria à prática. Desde então, resultados positivos foram sendo percebidos, como o surgimento de novas lideranças, melhorias de processos fabris, retenção de talentos e maior engajamento dos funcionários no negócio da empresa. Até o momento, 137 alunos já foram formados.

Para 2022, são 108 profissionais matriculados em quatro turmas, sendo duas da unidade Tubos e duas da unidade TOG. As aulas iniciam em junho e serão realizadas duas vezes por semana, ao longo de um ano.

Ao final do programa, os participantes apresentam um projeto de melhorias a uma banca examinadora. Os integrantes dos dois melhores projetos apresentados serão contemplados com uma viagem técnica internacional.

Para viabilizar a realização deste programa, a Tuper disponibiliza ampla estrutura composta por salas de aulas equipadas com recursos audiovisuais e didáticos, profissionais de apoio, laboratórios e todos os recursos necessários, incluindo áreas destinadas a processos produtivos e áreas de apoio para demonstrações e aulas práticas.

A maioria dos módulos é ministrada por instrutores internos, havendo também módulos ministrados por professores que atuam no Senai, Sesi e Sociesc, entidades parceiras da empresa. As aulas são todas presenciais e acontecem nas dependências da Tuper, compondo uma carga horária de aproximadamente 200 horas/aula.

Conteúdo aplicado

O conteúdo dos cursos é definido pela área de Recursos Humanos em conjunto com a diretoria, gerência de produção e áreas técnicas, privilegiando temas relevantes para o negócio e possibilitando que o programa para cada turma seja customizado de acordo com as necessidades das unidades.

Os temas se dividem em módulos corporativos, de assuntos comuns entre as unidades da empresa, e módulos específicos, com conteúdos pertinentes a cada unidade. Há, ainda, módulos comportamentais e sociais, que visam à preparação dos alunos para evolução e liderança e para a construção e apresentação do projeto final.

Toda essa bagagem resulta em impacto positivo na vida das pessoas que se propõem a participar do programa. Além do reconhecimento profissional da própria empresa, o conhecimento adquirido durante as aulas contribui para a formação de cidadãos mais responsáveis e éticos, agregando valores que se estendem às famílias e comunidade.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram