Nossas Notícias

Mil litros de gasolina comum serão vendidos sem imposto neste sábado em São Bento do Sul

SÃO BENTO DO SUL. O brasileiro arca diariamente com uma das cargas tributárias mais pesadas do mundo. Em média, o cidadão trabalha cinco meses do ano apenas para bancar os impostos sobre os mais variados produtos, serviços e até mesmo sobre a renda que possui.

Como forma de chamar atenção para essa dura realidade, a Confederação Nacional de Jovens Empreendedores (Conaje) organiza anualmente o Feirão do Imposto. Em São Bento do Sul, o Núcleo de Jovens da Associação Empresarial (Acisbs) que realiza esta ação educativa.

O coordenador do Núcleo, Joari Vepech, conta que este ato surgiu em 2002, a partir de um trabalho realizado pelo Núcleo de Jovens da Associação Empresarial de Joinville (Acij) e deu tão certo que virou referência nacional.

“Isso foi crescendo, ganhando força e, então, a Conaje assumiu o projeto e hoje ele é realizado no Brasil Inteiro. Em Santa Catarina, ele é capitaneado pelo Conselho estadual de Jovens Empreendedores [Cejesc] e atinge em 2022 a sua 20ª edição, sendo o intuito realizar o maior Feirão da história”, afirma Joari.

COMBUSTÍVEL SEM IMPOSTO

Um dos produtos que vais acumula tributos e pesa no bolso do contribuinte é o combustível.

Por isso, o evento ocorrerá justamente no Posto da Rede Norte, patrocinadora do evento, localizado na Augusto Wunderwald, 2090, no Centenário.

“A partir das 9h deste sábado, estaremos contribuindo com mil litros de gasolina comum ao preço de R$ 4,99 o litro. Serão no máximo 15 litros por carro e, assim, esperamos atingir cerca de 70 carros”, afirma o diretor da Rede Norte de Postos, André Salvador Júnior, que destaca que há 25% de incidência de imposto na gasolina vendida ao consumidor.

OBJETIVOS DO FEIRÃO

Conforme explica o coordenador do Núcleo, a ação é idealizada a partir de três pilares.

“Conscientização, com o objetivo de deixar clara a carga tributária do país. Capacitação, pois são atraídos especialistas e representantes do setor econômico para abrir o debate sobre o tema. E o impacto social, já que são feitas ações na prática que envolvam grande mobilização social sobre o assunto, a fim de esclarecer de forma objetiva essa questão”, finalizou.

IMPOSTÔMETRO

O impostômetro apresenta em tempo real o valor de tributos pago pelos brasileiros. Desde 1 de janeiro de 2022 até o fechamento desta reportagem, nesta quarta-feira (25), já haviam sido angariados em tributos R$ 1.158.875.181 em impostos, no país.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram