Nossas Notícias

Em evento da CDL, especialista fala sobre “a difícil tarefa de educar os filhos hoje”

RIO NEGRINHO. Educar filhos sempre foi um desafio e sem soberba, só quem é pai e mãe (ou exerce fielmente essa função) sabe o quanto atualmente essa tem sido uma tarefa ainda maior. 

E foi com o objetivo de trazer várias reflexões sobre o tema que a primeira edição do Ciclo de Palestras da CDL contou com a participação da especialista Patrícia Berkenbrock Valandro, uma das palestrantes do evento que aconteceu na noite desta terça-feira (17), no Centro de Excelência. A atividade contou ainda com a participação do psicólogo Mauro Stiegler, que falou sobre “O gigante negro da alma: um raio x sobre a depressão”. 

“Quem Cuidará das Crianças? A difícil tarefa de educar os filhos hoje”

Em sua fala, Patrícia falou sobre as fases do desenvolvimento de crianças e adolescentes e problemáticas que marcam várias épocas. O uso de drogas por parte dos jovens esteve entre os assuntos abordados. 

A especialista destacou também a importância do “não”, para menores de todas as idades. 

“Desde pequenos, nos pedem presentes, por exemplo. E esses presentes vão sempre aumentando de valor. Daí de repente você diz que não dá e eles não entendem. É uma situação sobre a qual precisamos refletir um pouco, porque o não faz parte da nossa vida.  Um ‘não’ dado com firmeza muitas vezes é o que a criança está pedindo de fato”.

Sobre a adolescência, chamada por muitos de “aborrescencia”, Patrícia descreveu como uma fase turbulenta, pela qual os adultos também já passaram. 

“É quando acontecem muitas coisas novas, muitas passam pela questão dos hormônios, … É muita transformação, muita necessidade de auto afirmação”.

Para orientar os pais nesse período, ela elencou algumas orientações do dr. José Martins, que seguem, resumidas nas palavras abaixo. 

Concordância
Principalmente se vocês são um casal e moram na mesma casa ou mesmo se estiverem separados. Vale também para quem estiver responsável por cuidar deste (s) jovem (s).

“Concordem com o que está sendo estabelecido com os filhos. Não tem nada pior para um adolescente do que a mãe dizer sim e o pai dizer não, ou seja quem for que estiver cuidando dele”.

Coerência

“Sejamos coerentes com o que estamos pedindo ou dizendo para este jovem. Não adianta viver dizendo ‘não fume’ ou ‘não beba’, por exemplo, se você faz isso”.

“O  jovem, principalmente o adolescente, é muito observador. Seja coerente com o que está pedindo para ele! Não diga sim hoje e amanhã, para uma mesma coisa, diga não”.

Persistência

“Muitas vezes precisamos ter. Principalmente na questão do ‘não é não’. É preciso firmeza com amor, ser firme no que estamos pedindo ou cobrando”. 

A próxima edição do Ciclo de Palestras da CDL acontece dia 25 de maio, às 19h, no Centro de Excelência. A inscrição é 1 kg de alimento não perecível, que serão destinados à Fundação Hospitalar e APAE. Clique aqui para fazer sua inscrição pelo whatsapp. 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram