Nossas Notícias

Maio Verde ressalta a conscientização e a importância do diagnóstico precoce do Glaucoma

Silenciosa e sem cura, doença atinge mais de 900 mil brasileiros e pode causar cegueira irreversível

O Glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Para a Organização Mundial da Saúde, em 2040, mais de 111 milhões de pessoas terão este diagnóstico. No Brasil, a doença ocular atinge mais de 900 mil indivíduos, segundo o Ministério da Saúde. Nos últimos anos, a pandemia potencializou ainda mais as estatísticas. Ela provocou a evasão de pessoas dos consultórios oftalmológicos, fazendo com que caísse em 30% o número de exames para detecção precoce da doença. Por isso, mais do que nunca, a campanha Maio Verde se torna importante, já que visa o diagnóstico do glaucoma em estágio inicial e a sua conscientização.

Dr. Ricardo Suzuki, especialista em Glaucoma no Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem

Dr. Ricardo Suzuki, especialista em Glaucoma no Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem – empresa que integra o Grupo Opty, explica que “a doença é degenerativa, causada principalmente pela elevação da pressão intraocular. Existem vários tipos de Glaucoma, sendo o primário de ângulo aberto o mais comum.  Pelo fato de ser uma doença silenciosa, na maior parte das vezes o paciente não sente dor, coceira, ardência ou qualquer incômodo visual. Outro tipo é o Glaucoma de ângulo fechado, neste a pressão intraocular eleva-se mais rapidamente, podendo levar a sintomas como dor ocular e cefaleia. Caso não tenha o tratamento adequado e em tempo hábil, pode levar à cegueira total”, detalha o médico.

O grupo de risco é composto por pessoas com mais de 40 anos, quem tem histórico familiar, pessoas de etnia africana ou asiática, indivíduos que sofreram lesões físicas no olho, uso excessivo de medicamentos à base de corticoides e outras condições médicas. Estudos indicam que o diabetes e a hipertensão arterial podem potencializar o surgimento do Glaucoma.

Tratamento e prevenção

Embora não tenha cura, na maioria dos casos, a doença pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo, fazendo com que a perda da visão seja interrompida.

“Na sua grande maioria, é necessário o uso de colírios diários para controle. Com o avanço de novas tecnologias, hoje é possível, em casos específicos, oferecer ao paciente um tratamento mais confortável e eficiente, com aplicação de um laser específico. Novas técnicas cirúrgicas foram desenvolvidas e hoje já existem cirurgias minimamente invasivas, como os implantes valvulares, que apresentam resultados satisfatórios em casos selecionados”, explica o oftalmologista. 

A recomendação do médico é taxativa: “todo indivíduo, desde a primeira infância, deve fazer check-up oftalmológico (sendo anual em adultos), com a aferição da pressão ocular e o exame de fundo de olho (mais especificamente, a avaliação do nervo óptico), com o objetivo de diagnosticar precocemente a doença e/ou detectar casos moderados e avançados. Avaliações funcionais (como o teste de campo visual) e anatômicas (como retinografia e tomografia de coerência ótica) também podem ser solicitadas para o diagnóstico e seguimento da doença. Existe ainda a gonioscopia, importante para se determinar o tipo de Glaucoma que o paciente tem (ângulo aberto ou fechado), direcionando o tratamento necessários”, enfatiza Dr. Suzuki.

O oftalmologista ainda faz outra ressalva.

“Deve-se também ter sempre hábitos de vida saudáveis e evitar o uso indiscriminado de colírios compostos por corticoides, facilmente adquiridos nas farmácias, que podem causar um tipo de Glaucoma de evolução mais rápida”, conclui.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram