Nossas Notícias

Livro com história da família Kohlbeck também será lançado em Rio Negrinho nesta semana

RIO NEGRINHO. Descendentes de Francisco Kolhbeck e Bárbara Muhlbauer, que vieram da Alemanha para o Brasil e fizeram história também em Rio Negrinho, tem um grande motivo para comemorar. 

Aos 66 anos, Cristina Glaucia Schreiner da Mota, neta de Maria (uma das filhas do casal alemão) tem percorrido várias cidades do Planalto Norte apresentando sua mais nova obra: “A família Kohlbeck de Fleky para o Brasil afora – Vovó Maria Kohlbeck puxa o fio da memória dos descendentes”. 

A obra foi lançada em Mafra no sábado (07) e será lançada em Rio Negrinho em duas datas nesta semana. A iniciativa é uma realização da escritora em parceria com a Câmara de Vereadores e a Academia de Letras de Santa Catarina Seccional Rio Negrinho, através de Dolores Vellasques, que ocupa a cadeira 38 na ABLSC. 

Ela, que viabilizou também essa entrevista com Cristina, contou que a conheceu através de um comentário que fez, procurando novas referências dos Kohlbeck em uma postagem de Osmair Bail (in memorian), no Facebook. 

A primeira apresentação do livro acontecerá nesta quinta-feira (12) às 19h30 no salão da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, no Distrito de Volta Grande e no sábado (14), às 14h na Câmara de Rio Negrinho, no centro da cidade. 

Em bate papo com o Nossas Notícias em um encontro no Café Boutique Cedro Rosa, Cristina explicou que em Volta Grande estarão reunidos vários Kohlbeck, especialmente os do ramo de Rosália Wantowski e Carlos Kohlbeck. 

“Carlos era irmão da vovó Maria”, observou, lembrando que descendentes de todos os ramos são convidados a participar dos eventos e principalmente, celebrar o encontro, que promete ser emocionante.

No domingo (15), o lançamento acontecerá em Pedra Preta, com o ramo de Inácio Kohlbeck. A programação inclui  missa em intenção à família, às 09h30, seguida de apresentação da obra e depois almoço e uma nova apresentação, ambos no Hotel Estância Itaperuna. 

“A  história da família começa com Johann Kolbeck e Bárbara Boehm, que vieram da Alemanha para o Brasil com quatro filhos. Um deles era Francisco Kolhbeck, meu bisavô, que veio com 7 anos para cá, junto com os pais. Adulto, coincidentemente ele casa com Bárbara Muhlbauer, que viajou junto com a família dele no mesmo navio em que chegaram ao Brasil. Francisco e Bárbara tiveram 10 filhos, uma é a minha vovó Maria, mãe de meu pai, citada no subtítulo do livro. Ela nasceu em Rio Negrinho e eu foco o trabalho na história dela e dos nove irmãos, o que para quem ler, explica o desenho de 10 ramos que ilustram a capa do livro”.

Cristina nasceu em Campo Mourão (PR), onde continua morando. Ela é filha de Francisco Schreiner Filho e de Emma Elza Wurth Schreiner, pioneiros de Campo Mourão. Mas desde pequena, assim como sua família, conservou os laços com os parentes de Rio Negrinho, São Bento do Sul e Mafra. 

“Tenho uma leve lembrança, de menina, de quando fazíamos as visitas aos parentes aqui em Rio Negrinho. Meu pai tinha um Land Rover, que meu irmão guarda até hoje com muito carinho, como uma relíquia que é. Nas viagens, vovó Maria vinha na frente no carro e nós, em cima de uma lona. Era um Jeep adaptado para lavoura, não tinha cobertura, vínhamos debaixo dessa lona para fazer companhia para vovó. Lembro de muitos lugares de Rio Negrinho, eu tinha por volta de 10 anos. Meu pai faleceu em 84 e a vovó um pouco antes, na década de 70. Mas eu continuei vindo sempre para essa região. A última vez que vim para Rio Negrinho foi no final de outubro de 2019. Fiz todo esse roteiro nas três cidades. Costumamos dizer que nessas viagens fazemos a chamada ‘via sacra'”, contou em tom de bom humor. 

O livro, reforçou, revela toda a importância de “vovó Maria que “desenrola o fio da história” e promete muitas descobertas para os leitores. A obra foi lançada pela Editora Scortecci.
São pouco mais de 200 páginas, também com a citação de muitos nomes de descendentes Kohlbeck. Contatos podem ser feitos também pelo (44) 9832-9272.

Quem é Cristina


Casada com Antônio Jorge Pereira da Mota; são pais de Francisco José e Franciane e avós de Matheus.

Graduada em Letras Português/Inglês e especialista em Estrutura do Ensino da Lingua Portuguesa pela Fecilcam, atualmente campus da Unespar. Tem curso de capacitação específica em Língua Inglesa pela SEED.

Professora emérita e escritora, é historiadora das famílias: Schreiner, Wurth, Kohlbeck, Robl e Assis Mota. Preocupada com o próximo, faz trabalhos voluntários em organizações como a Sociedade São Vicente de Paulo e Movimento Serra.

Já escreveu sobre: 

• a família Schreiner, em parceria com o primo Américo Avelino Schreiner, com livro lançado em Campo Mourão e São Bento do Sul, 
• livro sobre a família Wurth, que conta parte da história de sua mãe e de seu avô paterno, que também veio da Alemanha,
• livro sobre a história da família Assis Mota,  de seu esposo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram