Nossas Notícias

Análises de larvas do mosquito da dengue serão feitas em Rio Negrinho

RIO NEGRINHO. Para auxiliar no combate a dengue, um novo espaço está sendo preparado para receber um laboratório de análises na cidade.

De acordo com a prefeitura, até o momento, quando é preciso analisar um foco de dengue, as amostras são enviadas para Florianópolis, o que gera uma certa demora na confirmação ou não do foco.

Para agilizar este processo e auxiliar no combate ao mosquito, uma área da Vigilância Epidemiológica está sendo reformada para abrigar um novo laboratório de análises. No espaço será possível analisar diretamente a larva do mosquito.

Nesta segunda-feira (09), a prefeitura informou que um novo foco de mosquito da dengue foi localizado no bairro Industrial Norte.

As capturas das larvas foram feitas no pátio de uma empresa pelas equipes da Vigilância Epidemiológica. Em função disso, será realizada uma varredura com 215 visitas em imóveis nas proximidades do local.

A coordenadora do Programa de Combate a Dengue, Andreia Linke, explica que os cuidados devem ser redobrados em períodos chuvosos.

“É importante ficarmos de olho em nossas residências para evitar possíveis locais de acúmulo de água, nessa época do ano onde as chuvas são mais comuns. Os donos de empresas e estabelecimentos comerciais também devem ficar atentos aos seus pátios. Qualquer lugar com água parada pode se tornar um criador para as larvas”, finalizou.

A melhor forma para combater a dengue é a prevenção! Para isso:

• Evite usar pratos nos vasos de plantas,

• Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo,

• Mantenha as caixas d’água sempre fechadas,

• Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana,

• Mantenha ralos fechados e desentupidos,

• Limpe calhas evitando que galhos ou outros objetos não permitam o escoamento adequado da água.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram