Nossas Notícias

Quem pode se aposentar antes da idade mínima? Advogado explica

Previdência é diferente para pessoas com deficiência ou que trabalham em áreas insalubres 

BRASIL. A reforma da previdência, promulgada em 2019, alterou regras da aposentadoria no Brasil. Uma das principais é a mudança na idade mínima para se aposentar, fixando em 65 anos para os homens e 62 para as mulheres. Apesar disso, há colaboradores que conseguem se aposentar com idades menores que essas.

É o caso de quem trabalha em áreas insalubres ou de alta periculosidade. Nestes casos, a aposentadoria pode ser realizada aos 55, 58 e 60 anos, dependendo do setor e dos riscos à saúde durante os serviços. Neste grupo, estão trabalhadores expostos a ruídos excessivos, calor ou frio intensos, contato com amianto, trabalho em minas subterrâneas, entre outros.

Jean Postai, advogado especialista em Direito Previdenciário

Para Jean Postai, advogado especialista em Direito Previdenciário, baixar a idade mínima é justo nestes casos. “O trabalho insalubre prejudica a saúde. Exposição a produtos químicos, por exemplo, pode causar câncer. Parar de trabalhar mais cedo permite mais qualidade de vida”, explica.

Outro público que pode solicitar o aposento com menor idade são os trabalhadores com algum tipo de deficiência. Para os homens, a idade mínima passa de 65 anos para 60. Já entre as mulheres, altera de 62 para 55 anos.

Realidade em Joinville

Em Joinville, de acordo com Jean Postai, os setores que mais têm colaboradores se aposentando com idade menor são os da metalurgia, operadores de produção, vigilantes e pessoas que trabalharam em áreas rurais.

Na cidade, o advogado destaca que, atualmente, mesmo que mulheres também trabalham em condições insalubres, a maioria ainda é formada por homens.

Ele ainda ressalta a importância dos colaboradores se informarem sobre os direitos previdenciários. “A sociedade pode saber por redes sociais, mídia e por informação em geral”, finaliza.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram