Nossas Notícias

Adiados os Jogos Abertos da Terceira Idade em São Bento do Sul

SÃO BENTO DO SUL. A prefeitura comunicou hoje (06) que através de uma decisão da FESPORTE, os Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), etapa estadual, irão ocorrer entre os dias 2 e 6 de julho. No mês de março ficou oficialmente definido que o evento será em São Bento do Sul, porém, conforme caderno de encargos disponibilizado pela própria FESPORTE, o município que é sede dos jogos precisa ter, no mínimo, seis meses de preparação para adequação na infraestrutura. Por isso, foi decidida pela alteração da data.

Conforme o diretor técnico da FMD, Rodrigo Nassif Ribas, somente um mês e meio de preparação foi dado ao município, com isso, precisava ser verificada as solicitações de alojamento, locais de jogos, locais de cerimônia de abertura e encerramento, estrutura de som, estrutura dos ginásios e demais locais para receber as competições de cada modalidade.

“São mais de duas mil pessoas que estarão na cidade para esta etapa e precisamos estar preparados e arcar com o caderno de encargos definido pela própria FESPORTE. São diversas solicitações para o plano de trabalho. Além disso, o calendário escolar também afetou, pois neste caso, as aulas tanto pela rede municipal quanto estadual já estavam com cronograma definido e este é um outro ponto a ser verificado, pois não teríamos locais para alojar os atletas e delegação. Inclusive, o calendário da própria FESPORTE está atrasado, com jogos microrregionais com datas alteradas e que acabam por atrasar a etapa estadual”, explica.

Inclusive, através de uma determinação do prefeito Antonio Tomazini, São Bento somente sediará os jogos se os recursos para suprir as necessidades do evento sejam repassados, pois o município não poderia arcar com as despesas, tendo como objetivo aplicar os recursos próprios em outras prioridades, inclusive na área de esporte municipal.

“Tivemos até mesmo uma reunião com o prefeito e membros da FMD, onde apresentamos todas as solicitações do Estado, porém, por conta da grandiosidade dos Jogos, seriam necessários investimentos de alto custo, onde a FESPORTE iria providenciar os repasses dos recursos, porém este dinheiro ainda não entrou nos cofres públicos do município”, frisa Ribas.

Outro detalhe importante, conforme a prefeitura, é que o município não solicitou o adiamento dos Jasti por conta de infraestrutura, tanto que os locais para realização dos jogos foram todos homologados pela FESPORTE. O único detalhe seria o alojamento, onde foi solicitado que a FESPORTE auxiliasse, através da Secretaria de Estado da Educação, a disponibilidade das escolas estaduais em ceder os espaços para alojar as delegações.

Neste caso, o município está tendo de correr atrás de todos os pedidos do Estado, aguardando que o mesmo auxilie a cidade para que o evento possa ocorrer com sucesso, sem prejudicar nenhum atleta.

Os Jogos Abertos da Terceira Idade envolvem atletas com mais de 60 anos de idade. Na ocasião, serão 12 modalidades participantes nos jogos, sendo elas: Atletismo; Basquetebol; Beach Tênis; Bocha; Bolão 23; Canastra; Dominó; Dança Coreográfica; Dança de Salão; Truco; Voleibol adaptado e Voleibol master.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram