RIO NEGRINHO. Mais de 200 pessoas – 204 exatamente – participaram do Retiro de Crisma promovido pela Paróquia Santo Antônio neste final de semana.
De acordo com o padre Magnos Canepele, o evento contou com a participação de 97 crismandos e de 107 pessoas que trabalharam na realização da atividade, que aconteceu na localidade de Rio dos Banhados.
“O retiro oferece aos jovens e adolescentes da crisma uma experiência muito bonita, embasada no Kerigma, ou seja, ‘Deus ama você e te quer bem e feliz’. São 3 dias de encontro, aonde os crismandos ficam longe de algumas atividades rotineiras para olhar para si, ver como estão vivendo e refletir sobre a importância de valorizar sua vida, seus sonhos e projetos. O crismando olha para suas escolhas e sua família, principalmente”.
Ele também contou que as atividades são bastante dinâmicas.
“Muitos acham que vão ficar o tempo todo rezando, sentados, …alguns não querem ir, outros vão de ‘cara amarrada’… mas quando chegam no retiro percebem que é bem diferente”.
A dinâmica do encontro, conforme o líder religioso, leva acima de tudo para um encontro com Deus.
“Com isso o crismando vai aprendendo a lidar com seus limites, seus desafios, problemas e a como superar e vencer isto. Também aprende a valorizar ainda mais o que está dando certo, sua família, as coisas boas que possui”.
Na dinâmica do retiro eles ficam em grupos e são conduzidos por orientadores que ficam com eles o tempo todo.
“É um momento muito bom, intenso e que transforma a vida dos crismandos. Eles participam de momentos de oração, partilha, brincadeiras, animação, de desafios práticos para o dia a dia. As famílias participam de alguns momentos fora do local do retiro, o que ajuda muito. Vimos na missa de acolhida dos pais para com os filhos, uma alegria que fazia tempo que não víamos. Realmente foi um momento maravilhoso!”.
O padre agradeceu as várias equipes que auxiliam na condução das atividades e adiantou que um novo retiro será realizado em abril.
“Temos as equipes de animação e música; cozinha, farmácia, secretaria, manutenção, ligação, externa, coordenação geral, bem estar, orientadores e capela. Agora iremos continuar a experiência do retiro nos encontros de catequese, na missa com os jovens (22 de abril) e nos grupos de jovens que começam a ser formados. Teremos mais um retiro ainda nos dias 08;09 e 10 de abril”.