RIO NEGRINHO. Por inúmeros fatores, internos e externos, o custo de vida do brasileiro vem aumentando significativamente desde o início da pandemia, em 2020.
E neste 2022 em específico, apesar de um abrandamento na pandemia, ao contrário do que se poderia esperar, o consumidor foi surpreendido com o aumento de vários preços: de alimentos, inclusive os hortifrutigranjeiros; do gás e principalmente do combustível, que foi reajustado pela Petrobrás para as distribuidoras pela última vez no dia 10 deste mês.
E como não poderia deixar de ser, o descontentamento da população é geral. Porém, a nova realidade não parece que irá mudar e diante disso, procuramos o mecânico Adilson Grossl, da Mecânica Irmãos Grossl, que deu algumas dicas de economia de combustível. Confira!
“Tudo o que faz o motor fazer um esforço extra, ajuda a consumir mais combustível e por isso, diversos itens e pequenos detalhes podem fazer a diferença”, observou.
Por isso:
• Mantenha a calibragem, alinhamento e balanceamento dos pneus
• Esvazie peso desnecessário do seu veículo
Quanto mais pesado o carro, mais esforço exige do motor, e com isso consome mais combustível. Cada veículo é projetado para uma carga máxima, ultrapassar essa capacidade além de esforçar o motor, sobrecarrega itens como freios e suspensão.
• Mantenha uma rotação ideal
O modo de dirigir pode influenciar muito no consumo do combustível. É recomendado manter a aceleração constante, sem frear bruscamente, ou acelerar demais. Se o carro tiver luz indicadora de troca de marchas, é interessante segui-la, pois esticar muito as marchas aumenta o giro do motor, que faz com que o consumo aumente também.
Nos câmbios automáticos, a caixa já faz essa mudança de marchas visando o melhor consumo do combustível.
• Janelas abertas x ar condicionado
As janelas abertas, principalmente em velocidades maiores aumenta a corrente de ar que entra no carro, fazendo assim com que se forme uma força contrária, segurando o carro, necessitando assim mais esforço do motor e consumo de combustível. Por outro lado, o ar condicionado também aumenta o consumo, e a dica é não o usar em temperaturas extremas, quanto mais baixa a temperatura, mais esforço do motor.
• Mantenha a manutenção veicular em dia
O correto é fazer revisões preventivas periodicamente. A troca de óleo do motor deve ser realizada dentro do prazo estipulado pelo fabricante, pois ultrapassando, eleva o consumo de combustível e diminui a vida útil das peças do motor.
É importante estar com o sistema de arrefecimento em dia, pois o motor que trabalha na temperatura correta é mais eficiente e reduz o consumo de combustível.
Luz da injeção
A luz da injeção acesa significa problemas na central de injeção, é recomendado procurar uma oficina mecânica o quanto antes para verificar onde está a falha e evitar o aumento do consumo de combustível e outros problemas causados pelo defeito em algum sensor.
• Atenção para a escolha do combustível
A qualidade do combustível faz com que o consumo seja maior ou menor, escolha sempre o seu posto de confiança.