Nossas Notícias

“Entramos com mais um tratamento para prevenção de doenças, já que com o estrago do granizo as plantas ficam mais suscetíveis a doenças”, contam produtores de Rio Negrinho

RIO NEGRINHO. Os estragos causados pela chuva de granizo e o vendaval que atingiram o Distrito de Volta Grande, no interior do município, ainda mobilizam produtores.

É o que acontece com Leandro da Silva e Marilda Rodrigues, que em parceria com várias famílias da região cultivam soja, milho e feijão em uma área total de cerca de 200 hectares, onde o trabalho é mecanizado.

“As áreas atingidas foram aproximadamente 30 hectares de soja e 15 de milho. Levando em consideração a gravidade da chuva de granizo, ainda podemos dizer que não fomos totalmente afetados. Acreditamos que vai recuperar alguma coisa e na soja principalmente entramos com mais um tratamento para prevenção de doenças já que com o estrago do granizo as plantas ficam mais suscetíveis a doenças”, contaram.

A plantação de milho, apesar de ter sido  menos afetada, terá numa porcentagem de quebre. 
“Como as folhas foram danificadas, a colheita vai se adiantar sendo assim se perde qualidade e peso”, explicaram.

Já na plantação de soja o estrago maior foi na camada de cima, aonde as bainhas se quebraram e acabaram caindo.

“Mas na parte inferior da planta ainda restou uma boa parte de bainhas”. 

No dia 17, o Secretário de Agricultura, Ronei Lovemberger, o engenheiro Rubens Mulhbauer e o Secretário de Ações Governamentais, Ivo Olci Soares, apresentaram à Edivaldo Pereira, coordenador regional da Defesa Civil, várias solicitações para auxiliar os produtores prejudicados com a situação.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram