Nossas Notícias

Rio Negrinho: Habitação pede que famílias mantenham cadastros atualizados

Foto: Katia de Oliveira

RIO NEGRINHO. De acordo com dados da Secretaria de Habitação e Promoção Social, há na pasta, neste momento, 1.807 famílias cadastradas para receber lotes ou ingressos em programas de construção de casas populares. 

Mas para que sejam contempladas em novos editais e oportunidades que possam surgir é fundamental que mantenham seus cadastros permanentemente atualizados. 

“Isso é muito importante pois no momento que saiu um edital todos os dados dos candidatos são minuciosamente checados. Às vezes a pessoa fez o cadastro em 2017, por exemplo e foi contemplada neste ano. Porém, se os dados atuais forem diferentes, ela acaba perdendo pontos. Se neste período, por exemplo, a família se mudou de uma área de risco e se mudou, precisa informar. Se lá em 2017, a família tinha cinco filhos e depois dois destes se casaram ou foram morar fora, é preciso fazer a atualização aqui conosco”, explicou a assistente social Silvânia Carvalho Brunquell.

Segundo ela, cada uma dessas e de várias outras informações, contam pontos na hora da seleção. 
Outro aspecto importante, apontado pelo Secretário Marcelo Streit, é que os dados da família na Habitação precisam ser os mesmos que ela cadastrou na Saúde, Educação, Assistência Social e demais serviços públicos.

“Acontece que quando sai um edital, todas as informações das famílias são checadas em todos os órgãos governamentais. Às vezes a pessoa vem aqui na Habitação e informa um salário menor, achando que assim tem mais chances de ser contemplada em um programa habitacional. Só que se ela informou um salário maior em outra Secretaria, acaba sendo perdendo pontos na seleção para a moradia popular ou em muitos casos até tendo sua inscrição deferida por completo”.

Outro aspecto citado pelo Secretário foi o de que, conforme ele, ao contrário do que muitas pessoas pensam, as famílias cadastradas não ficam em uma “fila”. 

“Toda vez que há uma seleção, todos os dados dos candidatos são checados para ver quem se enquadra nos requisitos determinados”.
Silvânia também lembrou que a equipe da Secretaria viabiliza certidões de cartório para famílias de baixa renda.

“É para evitar que tenham custos”, enfatizou. 

Na Secretaria, ela destacou que está à disposição para identificar as vulnerabilidades sociais das famílias em relação a habitação. 

“Aquelas situações que não são relativas à moradia, são encaminhadas para os órgãos competentes”.
Silvânia atua também no programa de regularização fundiária, visitando famílias e verificando documentações para dar andamento nos processos que são de responsabilidade do poder público. 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram