RIO NEGRINHO. O Programa Rede Catarina de Proteção a Mulher foi institucionalizado em junho de 2017 na Policia Militar de Santa Catarina (PMSC).
Diante disso, as guarnições da Rede Catarina, as quais são denominadas “Patrulha Maria da Penha”, realizam vistas preventivas no intuito de proteger e orientar as vítimas de violência doméstica, bem como verificando se há descumprimento de medida protetiva.
A Polícia Militar informou que apenas em Rio Negrinho foram atendidas na última semana, entre os dias 17 e 23 de janeiro, quatro ocorrências envolvendo violência doméstica contra a mulher, dentre eles de descumprimento de medida protetiva; lesão corporal dolosa; dano; ameaça e injúria.
A PM ressalta também que há no município 36 medidas protetivas ativas, sendo realizadas no mesmo período 12 visitas residenciais pós crime.
Observa-se, portanto, que em consequência da expansão do Programa, aumenta o número de visitas preventivas efetuadas e vítimas atendidas.
Cabe destacar, ainda, que o Programa conta com soluções tecnológicas, como o acesso das assistidas ao botão do pânico, o qual é disponibilizado por meio do app PMSC Cidadão e prioriza o atendimento das ocorrências, tornando-se referência no combate à violência contra a mulher.