Nossas Notícias

Aos 17 anos, rio-negrinhense lança seu primeiro livro, que está em pré venda nacional

RIO NEGRINHO. Erika Maria Klipstein tem 17 anos, mora no Distrito de Volta Grande e neste 2021, além de concluir o Ensino Médio no Colégio Caminho do Saber, realizou o sonho de lançar um livro.

“Poesias de um idiota qualquer”, foi lançado dia 17 deste dezembro e por 30 dias segue na pré-venda, nas versões digital e impressa. A obra foi lançada pela Editora Viseu, de Maringá (PR) e nela Erika compartilha 27 textos.

Na descrição da obra, Erika enfatiza:

“posso dizer que boa parte da população não ama alguém verdadeiramente, todo mundo tem algo que não gosta em si mesmo. Cada um guarda o seu eu mais escuro e profundo trancado à sete chaves no lugar mais distante e perdido da sua mente. Posso dizer com clareza que ninguém suporta tudo, tudo o que sente, tudo o que está trancado ou preso na garganta. Tudo! Cada palavra. Cada letra.Tudo! Tudo! Tudo!
Não posso dizer com clareza o que exatamente possa constar neste livro, digamos que é uma mistura de sensações, emoções e momentos. Amores perdidos, guerras batalhadas, cicatrizes que ficaram e vários cortes profundos ainda não curados” (já deu vontade de ler, né?)

“A primeira poesia que escrevi foi quando comecei a estudar no Caminho do Saber, estava na 7ª série. Mas no livro tem textos que escrevi a partir de quando estava na 8ª”, contou à reportagem do Nossas Notícias, em um bate papo no Café Boutique Cedro Rosa.

A jovem sofreu um acidente provocado por um colega de sala quando estudava na 6ª série em uma escola no interior de Rio Negrinho.

“Caí em cima de uma das carteiras e desloquei a cabeça do fêmur. Então vim estudar na cidade e a partir daí escrever foi uma espécie de escapatória, pois estava começando a ter sintomas de ansiedade e depressão”, lembrou.

A primeira poesia foi sobre dor e depois várias outras emoções e temas começaram a tomar forma nos escritos de Erika.

“Os assuntos são bem variados. Escrevo sobre tristeza, alegria, algumas poesias são histórias… Tem uma que foi colocada no livro que se chama Porão frio. É sobre uma mulher que foi presa no porão pelo marido e escreve sua última carta antes de morrer”.

Estimulada pela professora Marcia Cristofolini, que leciona Língua Portuguesa e Literatura no Caminho do Saber, além de realizar outros trabalhos diretamente com escritores, Erika decidiu neste ano realizar a publicação.

“Escolher a editora foi meio complicado. Eu conhecia editoras grandes por causa dos livros que li, mas sabia que era difícil entrar nessas. Então comecei a tentar entrar em editoras uma pouco menores. Tentei cinco e três aceitaram meu trabalho; uma não aceitou porque entendeu que tem poucas páginas e a outra foi porque sou menor de idade e mesmo sendo emancipada, não deu certo. Das três em que fui aprovada, acabei escolhendo a Viseu porque tive boas referências deles”.

Apesar de já ter o material preparado, o processo de lançamento do livro começou em julho e terminou em dezembro.

“Em setembro me pediram para escrever os agradecimentos. Eu lia nos livros que era a parte mais difícil e não acreditava mas é, porque tinha muitas pessoas para agradecer. Foi difícil achar as palavras certas, sou boa com as poesias rsrs mas no final deu certo”.

“Poesias de um idiota qualquer”, neste período de pré venda, pode ser adquirido por R$ 9,90 na versão digital e R$ 34,90 na versão impressa (clique aqui para adquirir o seu!).

Sobre ver a obra “ganhar vida”, a jovem enfatizou que está sendo maravilhoso e que prepara-se para novas publicações.

“Era um sonho de anos! Tenho um novo livro para lançar mais pra frente e outras quatro obras de histórias, que estou produzindo. Uma se chama Mitomania, que é a doença da pessoa que mente compulsivamente; outra é, de contos e as outras duas ainda estão sem título”.

Além de escrever, Erika é também sócia no viveiro florestal com o pai, cria animais e trabalha com design. Pedimos para que ela deixasse uma mensagem para os jovens em especial, mas também para nossos seguidores de todas as idades.

“Não desistam do que vocês desejam! Pensei em desistir de escrever o livro por várias vezes, porque nunca tinha feito isso, foi algo novo. Tudo que é novo, que saia da minha zona de conforto, é complicado de lidar, mas deu certo! E se foi assim para mim, com certeza pode ser para vocês também!”.

Erika já prepara novas publicações
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram