Nossas Notícias

A Rio Negrinho que eu não conhecia

Ontem eu e creio que outros também conhecemos uma Rio Negrinho até então inimaginável.

Uma forte chuva que para muitos era “apenas” isso, para outros tantos foi mais um capítulo de uma sequência de desgastes enfrentados já há anos.

Ruas alagadas, casas invadidas pela água, barro, pedaços de madeira, pedras … na melhor das hipóteses. Gastos extras com material de limpeza, tempo, móveis estragados, …

Ontem, a cada vídeo que publicamos, entendi DE FATO o drama de quem sofre com o problema dos alagamentos!

E em meio à tantas imagens que registramos e também à tantas outras que recebemos e publicamos aqui, muitos questionamentos sobre de quem é a responsabilidade.

Problema antigo, muitas responsabilidades: de quem na rua joga o papel de bala, a xepa de cigarro, a latinha de cerveja e tantos outros lixos do dia a dia.

E o que falar de quem joga papéis, sofá, geladeira, garrafas pet, … no rio???

Responsabilidade só de alguns cidadãos? Não!

Também do poder público, em todas as esferas, num acumulado de anos.

Do sistema, que muitas vezes “emperra” melhorias urgentes; da boa vontade de alguns, deixada de lado em função de interesses políticos, da politicagem (também tem!), das inúmeras promessas usadas ao longo dos anos como “moedas de troca” durante as eleições e que logo após o resultado do pleito se tornam invisíveis, como se nunca tivessem havido.

Se o poder público nunca fez nada? Seria injusto afirmar. Sem dúvida, há muita gente capaz, bem intencionada e que trabalha de fato pelo bem da comunidade na política, em todos os tempos.

E o que nos falta?

Consciência. Auto responsabilidade. União acima das diferenças. A-ti-tu-de!

É o que espera quem já sente medo só de ouvir a previsão de chuva, de ver o céu ficando escuro, … de quem não consegue dormir direito quando ouve uma trovoada…

De quem perdeu mercadorias, teve eletrodomésticos danificados…

De quem olhou para os seus filhos e sentiu uma certa tristeza por não poder mudar para um lugar fora das áreas de alagamento.

De quem precisou tirar dinheiro da sua reserva de final de ano para fazer uma melhoria na casa, para chamar um pedreiro, um encanador … para terminar esse 2021 em paz, que é o que todos, independente de condição social, merecem ter em suas casas.

Até quando?

Como será melhorado tudo isso?

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram