RIO NEGRINHO. De 1° de janeiro até 26 de novembro deste ano, os bombeiros atenderam exatamente 121 acidentes de trânsito na cidade. Destes, 61 envolveram motocicletas, conforme informou o tenente João Ricardo Prochmann, comandante da corporação no município.
Em todo o 2020, ano do “fique em casa”, devido à pandemia, os bombeiros atenderam 188 destas ocorrências.
O dado alerta para a importância de se redobrar os cuidados tanto na direção quanto ao transitar pelas vias e rodovias da cidade.
E neste sentido também faz com que os socorristas estejam atentos à capacitações para aprimorar o atendimento nestas situações. Pensando nisso, quatro bombeiros do batalhão de Rio Negrinho – tenente João Ricardo e os soldados Liebl, Gurzinski e Sasaki – participaram do Rescue Days, em Chapecó (SC), nos dias 17,18 e 19 de novembro.
“O evento é o supra sumo da área e pudemos conhecer os melhores equipamentos e receber o melhor treinamento em nível mundial. Isso porque esse é um evento internacional que nasceu na Alemanha, pois a empresa patrocinadora é da Áustria. Não é da marca que a gente usa mas é uma das duas grandes do mundo. O Rescue Days é o principal evento que eles promovem e além de ser realizado na Alemanha, também passou a acontecer em Portugal, Áustria e outros países. E foi trazido pelos bombeiros de Santa Catarina também para Chapecó”, explicou.
De acordo com Prochmann, outros bombeiros do Batalhão do Planalto Norte participaram da atividade.
“Os treinamentos ocorreram durante três dias, o dia inteiro. Além da instrução de resgate veicular, teve uma novidade, que foi a capacitação em resgate veicular pesado, que é saber trabalhar com acidentes de trânsito que envolvam caminhões e ônibus, por exemplo. São ocorrências que a gente já atende no dia a dia mas a doutrina de atendimento está nascendo ainda, não há muita bibliografia sobre isso. Agora a proposta é compartilhar esse conhecimento com os colegas, pois o objetivo é estarmos sempre preparados da melhor forma para salvar vidas”.
Além do Rescue Days, os bombeiros de Rio Negrinho participaram já na sequência do Campeonato Catarinense de Resgate Veicular, juntamente com bombeiros de todo estado.
“Foi bem importante também, pois precisamos desenvolver várias atividades que simularam esse tipo de ocorrência, tendo outros bombeiros, médicos, acadêmicos de medicina e outros profissionais que atuaram como vítimas, avaliando nosso atendimento”.
Prochmann finalizou agradecendo o apoio que o grupo recebeu dos colegas de Rio Negrinho, que em menor número, se dedicaram a atender as ocorrências na cidade durante o período em que ele e os demais participaram das capacitações.