Nossas Notícias

Rio Negrinho: georreferenciamento gratuito vai atender mais de mil produtores rurais

RIO NEGRINHO. Mais de mil produtores rurais da cidade estão sendo contemplados com o trabalho de georreferenciamento em suas propriedades de maneira gratuita.

A ação é uma parceria da Prefeitura de Rio Negrinho com o Governo do Estado, através do programa Regularização e Legalização Fundiária. O mapeamento aéreo já foi realizado e a entrega de documentos e conferência do território inicia na próxima terça-feira.

Para o prefeito Caio Treml, este projeto vai auxiliar grande parte dos produtores rurais do município.

“Esse é um dos compromissos da nossa administração. No início do mandato já pedimos um censo agrícola no município. Rio Negrinho está entre as 20 cidades contempladas no Estado com esse programa”, frisou.

Ronei Lovemberger, secretário de Agricultura do município, explica que o projeto vai atender quem possui entre 03 hectares a 63 hectares de propriedade.

“Só esse serviço de georreferenciamento custa cerca de R$ 10 mil e estamos fazendo aqui sem custo algum para o produtor. A partir de 2025 será obrigatório esse georeferenciamento das propriedades”, disse.

Trabalho em conclusão

Conforme Laenio Pescador, da empresa Geojá Mapas Digitais e Aerolevantamentos, o mapeamento já foi realizado com voo tripulado e o georreferenciamento está concluído.

“Já temos todas as áreas medidas, agora o agricultor vem até aqui para conferir a sua extrema se está tudo certo”, explicou.

A partir de segunda-feira, os proprietários de terrenos envolvidos no programa devem procurar a Secretaria de Agricultura nos dias designados para sua propriedade, com CPF e RG, certidão de nascimento (se solteiro) ou de casamento (se casado) e comprovante de residência.

Também é preciso apresentar a escritura pública do terreno, a matrícula, posse do Sindicato, o CAR (Cadastro Ambiental Rural), Reserva Legal, INCRA/CCIR e o ITR.

Calendário de entrega dos documentos

• Colônia Olsen e Casa de Pedra: dias 23, 24 e 25/11

• Colônia Miranda, Rio Preto, São Pedro e Boa Vista: dias 26, 29 e 30/11

• Barro Preto, Rio do Salto, Rio dos Bugres e Campo Lençol: dias 01, 02, 03 e 06/12

• Estância e Pinheirinho: dias 07 e 08/12

• Rio da Veada, Três Barras e Corredeiras: dias 09 e 10/12

• Posto Castilho, Rio dos Banhados, Rio Feio e Pocinho: dias 13 e 14/12

• Bituva Grande, Rio Bonito, Imaruim, Alto Rio Preto, Alto Butiá Rio Preto, Caunal, Serro Azul, Águas Claras e Volta Grande: dias 15, 16 e 17/12

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram