Nossas Notícias

Receba Nossas Notícias no Whatsapp

Banda Marcial da Escola Marta Tavares se prepara para a abertura do Natal Encantado de Rio Negrinho, com a “Banda do Papai Noel”

RIO NEGRINHO . A pandemia forçou a paralisação de muitas atividades e com as apresentações artísticas e musicais não foi diferente.

Mas com o avanço da vacinação muitos grupos começam a retomar seus trabalhos e um destes grupos é a Banda Marcial da Escola Marta Tavares, do bairro Cruzeiro, que se prepara, conforme explica a coordenadora Sílvia Maria de Britto, para se apresentar na abertura do Natal Encantado de Rio Negrinho, neste sábado (13), às 20h30, quando os músicos acompanharão a chegada do Papai Noel.

“ Voltamos um pouquinho antes do dia 07 de setembro para a comemoração do dia da Independência e a partir deste final de semana começamos os ensaios para a Banda do Papai Noel, idealizada e criada pelo professor Egon Hüttl, a qual foi extinta e agora retomamos”, explicou Sílvia em conversa com nossa reportagem.

“Com poucos ensaios, mas com a garra de todos os integrantes conseguimos adquirir os trajes natalinos e ensaiar algumas músicas natalinas para a abertura do Natal Encantado e outras apresentações já agendadas”, detalha ainda a coordenadora.

Além da abertura no Centro, o grupo também se apresentará na abertura do Natal Encantado em Volta Grande dia 27 de novembro.

A agenda de apresentações terá ainda apresentações no Natal Mak Center, no dia 20 e no Dia da Alegria, no bairro Industrial Norte, dia 21 deste mês. A banda se apresentará ainda no Natal da Energia FM, no dia 4 de dezembro e no palco do Natal Encantado, no dia 10 de dezembro.

Os ensaios vem acontecendo todas as sextas-feiras e nos sábados e Sílvia explica ainda que qualquer integrante que queira fazer parte da Banda Marcial é bem-vindo.

“Somos uma associação independente com parceria com a escola. Os integrantes não precisam ter vínculo com o Marta Tavares”, detalha Sílvia. “Toda a comunidade pode participar”, completa a coordenadora.

Saiba um pouco mais

A Associação Banda Marcial Marta Tavares foi fundada em 23 de Novembro de 2019 por integrantes e simpatizantes da então extinta Banda Marcial Marta Tavares, fundada no dia 02 de Maio de 1978 pelo professor Egon Hüttl e que já contou com 74 integrantes.

À época a banda foi destaque em apresentações, desfiles, concursos, sendo a pioneira Banda do Papai Noel, a qual encantou inúmeras cidades com suas apresentações natalinas.

Depois de mais de 20 anos, quando já se definiram profissionalmente e até mesmo terem montado suas próprias famílias, os integrantes da Banda Marcial Marta Tavares resolveram retomar suas atividades.

Com muito esforço e apoio da comunidade, adquiriram alguns instrumentos e hoje o grupo conta com 60 participantes, dentre eles sócios, músicos, corpo coreográfico e equipe de apoio.

Com a dedicação de todos e destaque para o professor Leandro Araújo, maestro da banda, a banda chegou a realizar várias apresentações ainda em 2019, antes da paralisação ocasionada pela pandemia. O projeto tem como objetivo valorizar a cultura musical das bandas marciais, proporcionar a participação de crianças, jovens e adultos da comunidade.

A intenção é também incentivar o estudo e a prática da música de forma responsável e disciplinada e promover a integração da família em práticas musicais. A Associação Banda Marcial Marta Tavares conta com o apoio de toda a comunidade para manter vivo este sonho que já se tornou realidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *