Nossas Notícias

Receba Nossas Notícias no Whatsapp

Golpe da clonagem do whatsapp com pedido de transferência financeira já é responsável por registros quase que diários junto a delegacia de Rio Negrinho

Situação que aconteceu com uma família de Rio Negrinho nesta semana

RIO NEGRINHO . Recentemente uma campanha institucional na tevê passou a chamar a atenção para um golpe já conhecido por muitas pessoas, mas que até então não havia tomado as proporções atuais: a clonagem do número do whatsapp para o pedido de transferências financeiras.

Segundo o delegado Rubens Passos de Freitas, somente em Rio Negrinho há registros quase que diários do crime cibernético.

“As pessoas estão registrando de quatro a cinco boletins de ocorrência por semana. Os golpistas muitas vezes conseguem o número da vítima no próprio Facebook, já que tem gente que deixa essas informações como o número do celular a mostra”, exemplifica o delegado. A partir das informações os golpistas se informam sobre os parentes dos alvos.

“Na maioria dos casos eles veem por ali e acabam pegando dados de quem que é o filho, quem é a esposa, quem é a mãe. Eles pegam também fotos desses parentes e se passam pela pessoa e pedem a transferência. Já tivemos alguns casos onde as fizeram boletim de ocorrência e ainda outras que apenas me procuraram”, cita Freitas.

Além da privacidade invadida, muitas pessoas caíram no golpe da falsa transferência e efetuaram os depósitos solicitados pelos golpistas, lembra o delegado.

“Essas pessoas fizeram o depósito e perderam o dinheiro. É um golpe no qual as pessoas precisam estar alertas. Nós aqui sempre pedimos para que as pessoas na dúvida façam uma ligação de voz”, sugere.

“Se a pessoa se negar, se recusar a fazer, pode ter certeza que é golpe. Então sempre faça uma ligação de voz ou chamada de vídeo para se certificar que é aquela pessoa com quem você está falando”, orienta o delegado que lembra ainda que a forma de escrever também poderá contribuir na identificação de que se trata de um golpe e não de uma mensagem de um parente.

Situação aconteceu com uma família de Rio Negrinho nesta semana

Uma seguidora procurou nossa reportagem nesta semana para contar sobre as tentativas de golpe que a família vem sofrendo.

“Primeiro recebi uma ligação pelo whatsapp, com a foto da minha filha. Quando fui atender, já desligaram e começaram a enviar mensagens escritas. Já mandaram a mesma mensagem para o meu marido, meus filhos… Mas todos já sabem que é um golpe. Acho que os estelionatários estão fazendo isso com muitas pessoas da cidade e por isso estou registrando para você divulgar e alertar o pessoal”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *