Nossas Notícias

“O objetivo foi fazer os alunos identificarem o quanto a física está presente no cotidiano”, diz Anemari Denk, uma das ganhadoras do prêmio Professor Destaque de Rio Negrinho

RIO NEGRINHO. Vencedora do projeto Professor Destaque, na categoria Ensino Médio, com o projeto “Os fenômenos Eletrostáticos no Cotidiano”, a professora Anemari Denk, da Escola de Ensino Médio Manuel da Nóbrega falou ao Nossas Notícias na manhã de hoje (29) sobre a surpresa de ser uma das premiadas e também sobre a aplicação do projeto no ambiente escolar.

A premiação contemplou vários professores de escolas públicas e particulares e foi uma iniciativa da vereadora Alessandra Cristofolini, que é professora, aprovada na forma de projeto de lei por todos os vereadores.

Com licenciatura em Matemática e Física e pós-graduação lato sensu em Metodologia do Ensino de Ciências e de Matemática, Anemari explica que a aplicação do projeto aconteceu no primeiro semestre deste ano em diversos espaços da escola, envolvendo atividades práticas desenvolvidas no laboratório de física e no jardim situado nos fundos da unidade de ensino.

“Sendo aplicado nas terceiras séries dos turnos matutino e vespertino, o projeto teve como objetivo compreender que as eletrizações e os princípios da eletrostática estão presentes no cotidiano, unindo o conteúdo desenvolvido nas aulas expositivas com a prática através da realização de experimentos”, explica a professora.

Segundo ela, o desenvolvimento da atividade tornou-se gratificante, pois os alunos familiarizaram-se com o ambiente laboratorial, contextualizando o conteúdo de eletrostática através de experimentos, unindo a teoria apresentada em aulas expositivas com a aplicabilidade no cotidiano das pessoas.

“Essa atividade também proporcionou uma maior interação entre os alunos”, cita.

“O projeto permitiu que eles discutissem entre si a atividade e os temas estudados anteriormente, sendo responsáveis por socializar e se apropriar dos conceitos científicos, demonstrando satisfação em participar ativamente no processo de aprendizagem”, comenta ainda Anemari.

Ela comentou que o recebimento do prêmio foi surpreendente.

“Fiquei feliz, emocionada e tornou-se gratificante recebê-lo após já ter lecionado durante 28 anos na rede pública estadual de Santa Catarina. Como professora, sempre tento fazer o melhor, com o intuito de fazer com que os alunos saím das minhas aulas tendo aprendido pelo menos alguma coisa, pois a física é a ciência que estuda os fenômenos da natureza”, lembra.

E este, segundo Anemari, foi e sempre será seu objetivo: fazer com que os alunos identifiquem o quanto a física está presente no cotidiano, sendo de suma importância para a sociedade e para seu desenvolvimento tecnológico, além de ser uma ciência imprescindível para o entendimento do mundo que nos cerca e seus fenômenos.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram