Nossas Notícias

Piska defende retorno da Câmara Mirim a partir de 2022 em Rio Negrinho

RIO NEGRINHO. Criado em 2011, o projeto Câmara Mirim, parceria da Câmara de Vereadores de Rio Negrinho com as escolas da rede municipal, estadual e particular poderá ser retomado no próximo ano depois de um hiato em 2020 e 2021. Durante o período também o ensino nas unidades escolares funcionou de forma remota por causa da pandemia.

Quem falou sobre o assunto esta semana foi o presidente da Câmara de Vereadores, Arlindo André da Cruz, o Piska (PP), que defendeu o retorno do programa em 2022.

“Esse ano não conseguimos por conta da pandemia, mas que o próximo presidente o faça, que coloque o projeto em prática novamente”, discursou o parlamentar.

Vereador também no período em que o projeto foi implantado na Câmara, Piska se disse favorável a iniciativa devido a sua importância em oportunizar as crianças e adolescentes o entendimento sobre o funcionamento do processo legislativo, além de promover que eles exerçam a cidadania.

“São eles que serão nossos representantes no futuro”, lembrou Piska.

O projeto

Colocado em prática no ano de 2011 e 2012, o programa teve uma paralisação entre 2013 e 2016, retornando em 2017. Naquele ano, as escolas com alunos na faixa etária atendida pelo programa, foram visitadas pela equipe do legislativo, sendo que estas ficaram responsáveis pelo processo de escolha dos alunos – por eleições internas ou através de indicação.

Em 2018 o legislativo firmou uma parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina e passou a adotar urnas eletrônicas no processo de votação dos alunos.

À época o TRE apoiou, através do setor de voto informatizado, no preparo das urnas e organização do cadastro de eleitores, no treinamento dos mesários, digitalização e inserção das fotos dos candidatos.

A parceria se manteve no ano de 2019, quando quase 2,6 mil alunos exerceram seu direito de voto nas escolas participantes. Em 2020, com a pandemia do novo coronavírus, a suspensão das aulas fez também com que o projeto deixasse de ser executado. Da mesma forma aconteceu em 2021, tendo em vista que o retorno das aulas foi gradativo no decorrer deste ano.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram