RIO NEGRINHO . A prefeitura de Rio Negrinho, através do Serviço Autônomo Municipal de Saneamento Básico (Samae), promove nesta quarta-feira (20), a partir das 9 horas, no auditório da autarquia, uma coletiva de imprensa na qual deverão ser apresentados os resultados de exames realizados no início de setembro na cidade.
De acordo com a prefeitura, os exames em questão foram feitos com pessoas que consumiram água em um período no qual foram registrados mais de 200 casos de pacientes que procuraram a Fundação Hospitalar e as unidades de saúde dos bairros com sintomas de diarreia e vomito, característicos de uma virose, que na oportunidade muitos associaram a coloração da água que saia das torneiras.
Também naquela oportunidade a prefeitura, através de nota, informou que tanto o Samae quanto a Secretaria de Saúde acompanhavam de perto os fatos envolvendo o atendimento de pacientes com sintomas de virose e que as vigilâncias Sanitária e Epidemiológica coletaram amostras de água e de pacientes, sendo estas enviadas para análise do Laboratório Central (Lacen).
À época o Samae ainda informou que realizava a análise da água a cada duas horas, inclusive durante a madrugada, visto que a cada seis meses a autarquia, por força de lei, precisava enviar amostras para um laboratório terceirizado. Além disso, a Vigilância Sanitária, segundo a prefeitura, realiza 18 coletas mensais em diversos pontos da cidade.