O SAMAE de São Bento do Sul está participando do projeto “Acertar”. O objetivo é tratar sobre a metodologia de certificação das informações fornecidas pelos prestadores de serviços ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Na segunda-feira (18), o evento teve início no auditório do SAMAE e contou com a participação do prefeito Antonio Tomazini, diretor da ARIS, Adir Faccio, e da presidente da Câmara de Vereadores, Carla Hofmann.
Conforme explicou o diretor presidente do SAMAE, Osvalcir Peters, a metodologia de auditoria e certificação das Informações do SNIS constitui um instrumento fundamental para as agências reguladoras aprimorarem, junto aos prestadores de serviço, os processos de gestão das informações.
“Este é um projeto importante, pois as agências que aderirem ao projeto e realizarem os procedimentos de certificação no prazo e condições aqui estipulados, possuirão prioridade na seleção de projetos ou parcerias a serem firmadas junto ao Ministério das Cidades”, ressaltou Peters.
O prefeito Antonio Tomazini esteve no primeiro dia de capacitação técnica dos servidores da autarquia e frisou sobre a importância desta ação.
“Com este projeto teremos ainda mais qualidade nos serviços prestados pelo SAMAE. Quem sai ganhando são os servidores adquirindo mais conhecimento e a população com melhor prestação de serviços”, destacou.
Projeto Piloto
O SAMAE de São Bento do Sul e também a CAJ (Companhia Águas de Joinville) foram selecionados pela ARIS (Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento) para iniciar o projeto piloto que iniciou ontem, dia 18. Todos os municípios regulados pela Agência serão auditados com base no modelo proposto em São Bento do Sul e Joinville.
Tanto o SAMAE de São Bento do Sul quanto a Companhia Águas de Joinville foram inicialmente selecionados para o projeto por terem as informações do saneamento de seus municípios atualizadas e equipe inteirada da necessidade de auditar e certificar os dados informados ao SNIS.