Nossas Notícias

Prefeitos e representantes de entidades da microrregião assinam o Pacto pela Inovação do Planalto Norte de Santa Catarina na tarde desta segunda-feira

Foto: Fabiane Pickusch Costa

REGIÃO. Prefeitos das três cidades da microrregião, representantes de associações empresariais, cidadãos, entidades, empresas e demais organizações educacionais, governamentais e sociais participaram, nesta segunda-feira (18), em evento realizado em São Bento do Sul, do ato de assinatura do Pacto pela Inovação do Planalto Norte de Santa Catarina.

O Pacto pela Inovação é uma mobilização dessas entidades que se comprometem com ações estratégicas para transformar Santa Catarina em um dos estados mais inovadores do mundo até 2030 e com a assinatura do documento, o Planalto Norte alinha-se a esta perspectiva de desenvolvimento, assim como firma compromisso da participação no Movimento Inova Planalto.

Durante o ato, a prefeita de Campo Alegre, Alice Grosskopf, destacou que o marco representa um grande passo, uma soma de esforços que envolve as entidades que agora, juntas, buscarão transformar o planalto.

“Identificamos muitas demandas em nosso governo e apoiar parcerias como essa para transformar Campo Alegre em uma cidade de atitudes inovadoras é uma delas”, citou.

Já o prefeito rio-negrinhense Caio Treml, lembrou que o município trabalha em alternativas para desburocratizar a coisa pública desde o início de sua gestão e disse saber o quanto tal medida é importante para facilitar a vida do empresariado. Segundo ele, a assinatura do pacto é o primeiro passo para que a região receba os investimentos para que possa crescer da forma que merece.

O prefeito de São Bento do Sul, Antônio Tomazini, destacou que a inovação é um grande desafio e que especialmente a tecnologia surge como diretriz para a melhoria da qualidade de vida de servidores e cidadãos.

“Acredito que São Bento do Sul precisa trabalhar em parceria, com estudos compartilhados com os outros municípios da região”, defendeu.

Tomazini ainda destacou que as cidades da região precisam se utilizar de politicas públicas, construídas coletivamente, para manterem aqui os seus talentos.

“Se não houverem essas políticas, se produz o talento e ele vai embora para outra cidade. O Pacto pela Inovação trará um compromisso coletivo e certamente crescerá”, citou ainda o prefeito.

Por vídeo o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina (SDE), Luciano José Buligon, enfatizou a importância da inovação para solucionar problemas de todas as regiões.

“É um movimento muito importante para o desenvolvimento, para tornar o planalto norte mais inovador e os municípios cada vez mais conectados”, discursou.

Fábio Zabot Holthausen, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) destacou que quando a inovação começa a transitar pela administração pública, teremos processos melhorados com aprimoramento no foco no resultado, no foco na sociedade.

“Trabalhar de um jeito inovador melhora a vida do cidadão catarinense”, comentou.

Trazer a ciência, a tecnologia e a inovação para a solução de problemas de órgãos públicos e sociedade e apostar na integração das regiões, tanto através do pacto estadual, como agora através dos pactos municipais, trará muitas oportunidades para os jovens e para o desenvolvimento das regiões, acredita Holthausen.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram