RIO NEGRINHO. O Núcleo Comunitário Contra Enchente realiza na manhã desta terça-feira (12) mais uma edição do Festival do Lambari.
O evento acontece em sua quinta edição e promete mais uma vez emocionar participantes e comunidade com uma procissão pelo rio Negrinho.
A ação é uma homenagem à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e segue várias normas de segurança, inclusive com o uso do colete salva vidas por parte de todos os que marcarão presença no evento.
Ketty Zipperer, coordenadora do Núcleo, destacou que famílias que moram no entorno do rio, no trecho entre a Sociedade Musical e o Restaurante Arte Caseira, e que desejarem compartilhar um momento de fé, podem montar um altar.
“Vamos parar para fazer uma oração com todos. Só pedimos que por questões de segurança, os altares não sejam montados muito próximos aos barrancos”.
Outro aspecto destacado por ela, foi o de que além do momento de fé, a iniciativa tem o objetivo de valorizar o rio Negrinho e a importância de sua conservação. Por isso, haverá ainda a soltura de 4 mil lambaris no rio, já que a presença desses peixes, conforme a coordenadora, confirmam a vitalidade do rio.
Programação (comunidade poderá acompanhar os romeiros nos pontos de parada nas pontes )
08h: inicia a Romaria Fluvial de canoas e barcos, com a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida pelo rio Negrinho ( canoeiros passam pela ponte ao lado do Colégio São José e depois param na ponte da Cofermaco, ponte da igreja Matriz e seguem para a ponte do Gibaco, quando param no Restaurante Arte Caseira ).
Logo após, seguem em procissão com a santa até a Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Vila Nova. A previsão, conforme os organizadores, é que o evento encerre até por volta das 09h.
Confira também a programação religiosa deste 12 de outubro clicando aqui.