RIO NEGRINHO . Desde o início desta semana as novenas da igreja Matriz Santo Antônio de Pádua, do Centro de Rio Negrinho, marcam o início dos festejos em alusão a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, da igreja de nome homônimo no bairro Vila Nova e também de duas comunidades no interior do município.
Sobre as comemorações, o padre Magnos Canepelle falou ao Nossas Notícias e estendeu o convite para que a comunidade rio-negrinhense acompanhe a programação religiosa e festiva.
Até dia 11
“Desde o dia 3 e até o dia 11 estão acontecendo as celebrações através das novenas em honra a Nossa Senhora Aparecida, cada dia com um tema diferente”, cita o pároco.
Nesta sexta-feira a igreja Matriz promove um momento de reflexão em alusão aos antepassados, sendo os que nos deixaram a mais tempo ou mesmo recentemente, com destaque especial para as vítimas da Covid-19.
“Será uma reza a partir das 19 horas somente na comunidade do bairro Vila Nova e não aqui no Centro”, comenta Canepelle.
No sábado acontece missa a partir das 19 horas, no domingo às 9h30 e na segunda-feira, véspera do dia de Nossa Senhora Aparecida, a última novena, a partir das 19h30.
Dia 12
“Já o dia 12 será para celebrar com alegria e benção Nossa Senhora com uma missa aqui na Matriz a partir das sete da manhã. Logo após essa missa terão início as procissões”, explica o padre.
A partir das 7h50 os motociclistas que quiserem participar da procissão poderão aguardar em frente a Igreja Matriz de onde acontecerá a benção das motos e a partir de onde os mesmos conduzirão a imagem de Nossa Senhora até o Supermercado Germânia do bairro Industrial Sul.
Lá a imagem será entregue aos caminhoneiros e demais veículos que integrarão a segunda etapa da procissão. Do bairro Industrial Sul os veículos seguem até a igreja do bairro Vila Nova onde acontecerá a benção dos veículos.
“Ao mesmo tempo acontece a procissão fluvial, a partir das 8 horas saindo da ponte do Colégio São José percorrendo o rio até chegar na Ponte do Gibaco. Essa procissão fluvial contará com o apoio do Núcleo Contra Enchentes da Acirne”, explica o padre.
Também durante a procissão fluvial acontecerá a soltura de peixes e a limpeza de trecho do rio Negrinho. Após o trajeto pelo rio a imagem segue também até a Igreja Nossa Senhora Aparecida.
Também no dia 12
A missa festiva na comunidade do bairro Vila Nova acontece a partir das 9h30 do dia 12. A partir do meio-dia acontece a oração do Santo Terço e às 15 horas a benção das crianças. Às 18 horas acontece a última missa do dia, esta de coroação de Nossa Senhora Aparecida.
“Durante a novena todos os dias estivemos servindo refeições e no dia 12 seguiremos com esta entrega de refeições também fazendo prevalecer o tempo deste ano que é: Com Maria somos o povo de Deus e o povo da aliança”, cita ainda o pároco.
Recursos para a construção da torre e revitalização da Igreja Nossa Senhora Aparecida
Todos os recursos arrecadados durante as celebrações de Nossa Senhora Aparecida já tem uma destinação: eles serão usados na revitalização da igreja do bairro Vila Nova e também na construção da torre junto ao prédio.
“Esse ano temos um motivo a mais para celebrar que é projeto de revitalização da igreja e a construção da torre”, desta Canepelle.
“É um desejo antigo daquela comunidade e que agora já está sendo levantado. A inauguração já tem data e acontece no dia 12 de dezembro. Por isso todos os recursos da festa, com a venda de cuques, de pães, almoços, tudo será destinado para construir torre e pintar a igreja”, detalha o pároco.
Passeio ciclístico
Também no dia 09 de outubro acontece um passeio ciclístico com saída no Seminário São José com direção a igreja Nossa Senhora Aparecida, do bairro Vila Nova. A atividade terá saída às 14 horas e não é necessário a inscrição antecipada para participar.
“Convide seus amigos, enfeite sua bicicleta e venha participar”, convida o padre.