Nossas Notícias

Especialista apresenta proposta para implementação do projeto “Caminhadas na Natureza” em Rio Negrinho

RIO NEGRINHO. Dar um significado mais profundo à uma “simples” caminhada na natureza, promovendo o bem estar, o lazer, o turismo, o sentimento de pertencimento e a economia local. Reunindo gratuitamente centenas de pessoas, com investimento total de cerca de R$ 200,00 por parte do grupo de organizadores.

Esse é em suma o resumo da proposta do projeto Caminhadas na Natureza apresentado na Acirne na tarde de hoje pela especialista Elza Bauermeister Has de Souza, coordenadora estadual dessas atividades, promovidas pela ong Anda Brasil.

Elza já morou em Rio Negrinho, quando atuava como bancária. Conhece vários locais da cidade e até já passou por uma enchente por aqui. Porém, o que ficou para ela, que após a aposentadoria, se dedicou à vários projetos sociais e culturais, foram as boas lembranças da cidade.

“Gosto muito de Rio Negrinho e há alguns anos já fiz algumas tentativas de promover caminhadas aqui. Mas acredito que agora, pelas próprias condições da cidade e com alguma associação/organização que encampe esse projeto, tranquilamente vocês conseguem reunir aqui em uma caminhada entre 500 e mil pessoas”, assegurou.

Como funciona

De acordo com Elsa, as caminhadas acontecem em trechos com belezas naturais, com cenários que incluam propriedades rurais, que possam ser visitadas pelos participantes da atividade.

“Não é cobrado nenhum ingresso dos participantes. Os objetivos são tornar a cidade mais conhecida, seja para turistas ou moradores; tornar conhecidos os produtos da agricultura familiar, que podem ser vendidos aos participantes e proporcionar experiências diferenciadas. Isso porque as caminhadas podem ocorrer com temáticas diferentes: tem caminhadas musicais, caminhadas gastronômicas… Há muitos cases de sucesso em comunidades nas quais viemos desenvolvendo esse projeto já há muitos anos”.

Ela já organizou cerca de 100 caminhadas em Santa Catarina e decidiu apresentar a proposta para Rio Negrinho após o 1° Seminário Regional de Turismo, promovido em agosto pelo Núcleo de Turismo da Acirne.

Além dos vários benefícios elencados, Elsa também lembrou que as caminhadas são formas econômicas de movimentar a economia local, já que não há a necessidade de pagamento de taxas e outros custos.

O projeto possibilita que além da divulgação local, as caminhadas em cada município sejam divulgadas para cidades de todo o país e inclusive para o público internacional, se quem promover a atividade disponibilizar um material bilíngue na plataforma do Anda Brasil.

A especialista finalizou explicando detalhes necessários para a realização da atividade como a presença de monitores e o fornecimento de materiais e equipamentos.

“Mas tudo isso disponibilizamos para quem se propuser a realizar o encontro”.

A presidente da Acirne, Casciane Antunes, comentou com a reportagem do Nossas Notícias que a intenção é realizar a primeira caminhada em novembro, como uma iniciativa do Núcleo de Turismo em parceria com o poder público e demais entidades.

Quem se interessar em saber mais sobre o projeto ou quiser participar voluntariamente de sua organização pode entrar em contato diretamente com a Acirne pelo 36442131. Além do “Caminhadas da natureza”, o projeto de sinalização turística do Circuito das Araucárias, realizado pelo Consórcio Quiriri, também foi apresentado por Cleiton Dias.

Clique aqui para conferir no Instagram como foi a Caminhada na Natureza em Biguaçu, realizada pela especialista da ong Anda Brasil e parceiros.



Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram