Nossas Notícias

[Com vídeo] “Queremos apenas que esse antigo problema seja resolvido para podermos morar com dignidade”, pede morador de Rio Negrinho

RIO NEGRINHO. O jovem Lucas Benício, morador da rua Nilo Saldanha Franco, no bairro Ceramarte, procurou a reportagem do Nossas Notícias para pedir ajuda.

Ele disse que está cansado já de há anos buscar – sem sucesso – uma solução para o entorno da casa onde reside com sua família.


“Aqui do lado, há muitos anos, havia uma nascente, tinha peixe e tudo. Mas com a instalação de fábricas e de moradias, a nascente virou um esgoto a céu aberto, que cheira muito mal, principalmente no verão. Sem contar a quantidade de larvas que vivem ali e uma enorme quantidade de mosquitos que invadem nossas casas quando está muito calor”, desabafou.


Além disso, com a força das chuvas, o córrego vem contribuindo para o desbarrancamento do terreno onde Lucas, sua família e um vizinho moram. Segundo ele, para continuar morando com segurança e impedir que as residências sejam invadidas pelas águas (principalmente quando chove forte), os moradores usam entulho para tentar “segurar” a terra.


“Há anos que vou na prefeitura buscar uma solução. O que já me disseram foi que esta é uma nascente e que não é possível fazer nada. Até pode ser no papel, mas na realidade não é uma nascente. Inclusive gostaria que viessem aqui tomar a água do córrego para ver o ‘tão limpa’ que é”.


Outro fator que conforme Lucas vem causando preocupação é de que segundo ele, a prefeitura teria lhe informado que não é possível fazer nenhuma melhoria no local, também por ser uma área particular.


“Disseram que a gente mesmo precisa pagar um engenheiro ambiental, fazer uma planta, pagar para as máquinas, comprar os tubos e fazer tudo por conta própria. Mas nunca que vamos ter dinheiro para fazer isso”.


O jovem também comentou que em todos esses anos em que o problema vem se agravando, a prefeitura chegou a colocar tubos na área, porém o trabalho não teria sido finalizado.


“A gente tinha uma tanque de peixes aqui mas eles desmancharam para fazer a tubulação, pois assim poderíamos ter nosso tanque de novo. Só que entubaram só a metade e abandonaram o serviço”.


Ele relatou ainda que soube que vizinhos com maior poder aquisitivo e que tiveram problemas com tubulação teriam sido atendidos pela prefeitura.


“A gente só quer que a situação seja resolvida. Do jeito que está, corremos perigo até de pegar uma doença”. 

Assista o vídeo no Facebook clicando aqui e no Instagram clicando aqui.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram