Nossas Notícias

Aulas do Proerd nas escolas municipais de Rio Negrinho iniciam para nove turmas nesta segunda-feira

RIO NEGRINHO . Devem ter início nesta segunda-feira (20) as aulas do Programa Educacional de Resistência as Drogas (Proerd) nas escolas da rede municipal de ensino. Para tanto, um sorteio foi realizado na última semana na Secretaria Municipal de Educação, para definir quais escolas serão contempladas com a iniciativa neste segundo semestre de 2021.

De acordo com o policial Wagner Alves de Lima, que é instrutor do Proerd em Rio Negrinho, as escolas particulares receberam o programa ainda no primeiro semestre e, desta forma, estão com as aulas das turmas dos quintos anos praticamente finalizadas.

“Na rede particular teremos apenas mais dois encontros do Proerd”, destacou ele ao Nossas Notícias.

Levando em conta o período de pandemia e as consequentes adequações necessárias no formato das aulas tanto na rede municipal, como na estadual e particular, que chegaram a acontecer nos formatos virtuais e presenciais no primeiro semestre, a aplicação do programa em sala de aula também acabou prejudicada, lembra o instrutor.

“Também por serem muitos alunos do quinto ano da rede municipal, não seria possível ministrar aulas para todos apenas no segundo semestre”, explica Lima.

“São 29 turmas e acabamos sempre dividindo em cerca de 15 no primeiro semestre e 14 no segundo semestre. Em virtude desse fato optamos por sortear algumas turmas”, detalhou o policial.

Quanto a estimativa de alunos que serão atendidos, Wagner acredita que o programa deva atingir cerca de 300 crianças este ano reunindo as redes municipal, estadual e particular – o total de alunos de quintos anos no município é de cerca de 560 crianças.

“Portanto vamos conseguir atingir um pouco mais da metade do total de alunos”, lembra o policial.

“A formatura dos alunos das escolas particulares devemos realizar em aproximadamente um mês e a formatura dos alunos da rede estadual, no caso da Escola Marta Tavares e das escolas do município, em novembro e dezembro”, diz. Alves explica ainda que, devido a pandemia, a tendência é que as formaturas aconteçam de forma individual nas unidades de ensino.

“Deverá ser sem a participação de público, portanto restrito a alunos, professores e direção de cada escola. Logicamente que vamos aguardar como vai permanecer a questão do Covid, mas em um primeiro momento ficou assim definido em conversa com a secretaria Municipal de Educação. É uma forma do momento não passar em branco”, frisa o instrutor.

Um total de nove turmas de escolas da rede municipal serão atendidas a partir desta segunda-feira. Nas escolas Menino Jesus e Selma Teixeira Graboski, as aulas acontecerão no período matutino em duas turmas. Ainda na Escola Selma Teixeira Graboski, o programa acontecerá também em duas turmas no período vespertino.

Na Escola Aurora Siqueira Jablonski o programa acontecerá em duas turmas do quinto ano no período vespertino, na Escola Henrique Liebl em uma turma, na Escola Olinda Teifke Ribeiro, uma turma e Escola Lucinda Maros Pscheidt, também uma turma.

Considerando que o Proerd na Escola Marta Tavares já acontece em duas turmas, assim como também em duas turmas da Escola Caminho do Saber e uma do Colégio São José, o programa terá um total de 14 turmas formadas em 2021.

“A estimativa para todas as turmas é de que ocorram dez encontros em cada uma delas”, lembra o instrutor.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram