Nossas Notícias

Artista Plástica Asta dos Reis expõe “Cromoformas” no Garten Shopping

A artista plástica e Professora Asta dos Reis abre a exposição “Cromoformas”  no dia 13 de setembro, às 19h, na Galeria de Arte do Garten Shopping. A mostra reúne 22 pinturas em laca automotiva  produzidas pela artista entre 1992 e 2021, algumas obras fizeram parte das exposições que realizou na Europa, em 2002 e em 2012.

As pinturas com laca automotiva são desenvolvidas a partir de uma superfície aquática e permite explorar efeitos que nos remetem aos primórdios da formação da terra, ora criando formas embrionárias, nautilóides, ora criando analogias com as camadas geológicas, desenvolvendo campos de pulsação e movimento. 

O processo de criação resulta de uma sequência que se inicia com a seleção de cores em escalas harmônicas de pureza, saturação e brilho, derramando-se as tintas sobre uma lâmina de água, momento em que acontece um direcionamento intencional. Quando as formas visíveis atingem uma forma, acontece a fixação sobre o cartão, que após a secagem será colado sobre um painel ou superfície rígida.

Além das pinturas também serão apresentados dois objetos em Cromoformas, são cones com pintura em laca, exemplificando a técnica no tridimensional. Os elementos geométricos também são agregados, fazendo a ponte com a racionalidade e com o presente. Os títulos das obras trazem essa referência de transformação, a exemplo de “Quando as Cores Florescem”, “Amarelo Ouro”, “Célula Mater”, “Cromocélula” e “Via Planetária”, as duas últimas expostas na Alemanha. 

A curadoria de Cromoformas é do produtor cultural Luciano Itaqui, que destaca a importância dos trabalhos de Asta dos Reis estarem em exposição na Galeria do Garten “ O espaço que o Garten Shopping oferece aos artistas joinvilenses é excelente, tanto na divulgação desses nomes, quanto na fomentação da arte para a comunidade que frequenta o shopping, dando a possibilidade dos visitantes prestigiarem gratuitamente obras de artistas novos e também de grandes nomes da arte local, a exemplo de Asta dos Reis”, conclui o curador.

Sobre a artista

Asta dos Reis é uma das principais e mais respeitadas artistas de Joinville, é professora de desenho e pintura, foi professora concursada de desenho anatômico na Casa da Cultura de Joinville, tem em seu currículo 24 exposições individuais e mais de 70 coletivas. Participação em 18 edições da Coletiva dos Artistas de Joinville, 36º Salão Contemporâneo de Piracicaba,  Brasil 500 Anos, Espaço Dicave, Joinville 150 Anos, Salão Oficial Cidade de Itajaí, 10 Pintores Catarinenses, MASC, MARGS. 

“Durante 32 anos exerci a didática da Arte, sempre buscando renovar formas de exercitar o conhecimento de antigas e novas técnicas. A cópia pura e simples não justifica o nome de Arte, mas ela pode sim oferecer uma prática construtiva e temporária, desde que acompanhada de estudos museológicos e estéticos. Conhecer e aprender os fundamentos da linguagem visual nos capacita a uma vivência plena nos domínios da expressão, potencializando as habilidades e práticas do contexto artístico”, pontua Asta dos Reis.

Ainda no mês de setembro, no dia 25, Asta dos Reis lança o livro A Didática da Arte, escrito e ilustrado por ela, o lançamento será no Instituto Internacional Juarez Machado.

Agende-se:

Exposição “CROMOFORMAS” de Asta dos Reis com Curadoria de Luciano Itaqui

Galeria de Arte do Garten Shopping, sala em frente a loja CeA

Abertura dia 13 de setembro, às 19 horas, visitação gratuita até dia 13 de outubro.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram