Nossas Notícias

São Bento do Sul: projeto leva parte do acervo do Museu Municipal para as escolas

SÃO BENTO DO SUL. Em comemoração aos 148 anos de São Bento do Sul, a Fundação Cultural, em parceria com a Secretaria de Educação, realiza ao longo do mês o projeto Museu vai à Escola. A ação consiste em levar parte do acervo do Museu Municipal Dr. Felippe Maria Wolff para as unidades escolares, para visitação dos estudantes.

Segundo a diretora de Patrimônio Histórico Cultural e Arquitetônico da Fundação Cultural, Barbara Simone da Silva, o projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos da rede municipal a experiência de conhecimento e informação a respeito do funcionamento e acervo do Museu, para que em uma outra oportunidade, com suas famílias, possam despertar o interesse pela visita ao local.

“Em tempos normais era comum as escolas organizarem passeios com os alunos em visita ao Museu, no entanto, com a chegada da pandemia, esse tipo de atividade não pôde mais ser realizada, deixando uma lacuna no conhecimento cultural dos alunos. E nós, temos a obrigação de viabilizar alternativas para que o processo de educação seja mantido, independente da situação atual”, destaca Barbara.

No acervo apresentado nas escolas estão peças e utensílios utilizados pelos colonizadores, brinquedos de época, além de outras curiosidades do passado.

“O evento deve percorrer parte das escolas municipais durante o mês de setembro, mês também em que o Museu comemora 50 anos de sua inauguração”, disse a diretora.

Exposição

A EBM Sophia Schwedler foi a primeira unidade a receber o projeto, onde 303 alunos dos dois turnos visitaram a exposição.

As próximas escolas a participarem da ação são: EBM Coronel Osny Vasconcellos, nos dias 13 e 14. EBM Professor Carlos Doetsch, dias 16 e 17. EBM Denise Christiane Harms nos dias 21 e 22. E EBM Maria Waltrudes de Vasconcellos Kruger, nos dia 27 e 28.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram