Nossas Notícias

Presidente e Secretária Executiva do Conselho Regional de Biomedicina visitam a região

REGIÃO. O presidente do Conselho Regional de Biomedicina, Renato Minozzo e a secretária executiva Flavia Prust estiveram na região na última semana. 

Acompanhados da biomédica Adiajnye Leslye, professora da graduação em Biomedicina da Unisociesc de São Bento do Sul e proprietária do Laboratório Proll Vida, que tem unidades em Rio Negrinho e Campo Alegre, eles visitaram os prefeitos Caio Treml, de Rio Negrinho; Antônio Tomazini, de São Bento do Sul e Alice Grosskopf, de Campo Alegre. Além das administrações municipais, os conselheiros também estiveram na Unisociesc, em São Bento do Sul, onde conversaram com alunos e professores da graduação em Biomedicina.


Ao Nossas Notícias, Renato e Flávia contaram que o Conselho faz parte da jurisdição de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e que antes da pandemia, faziam mais visitas às prefeituras e universidades, com o objetivo de compartilhar experiências e orientações. Agora, eles retomam as reuniões presenciais, depois de um período em que os encontros passaram a ser virtuais e nestas visitas em especial destacaram a importância das prefeituras incluírem o biomédico em concursos públicos e em deus planos de cargos.


“A inclusão do trabalho do Biomédico na administração pública tem sido uma das principais lutas do Conselho, tendo em vista que a profissão completou no dia 3 de setembro, 42 anos de regulamentação no Brasil”.

Eles enfatizaram que no país existem mais de 500 cursos de graduação em Biomedicina em diferentes faculdades e que em território nacional há mais de 100 mil biomédicos.


“Aqui na região do Rio Grande do Sul e Santa Catarina são em torno de 6 mil biomédicos”, citaram.


Depois da visita aos municípios Renato e Flávia retornaram ao Rio Grande do Sul. Há 21 anos ele é professor de Biomedicina da Fevale, em Novo Hamburgo e ela faz pós doutorado em Microbiologia na Universidade Federal do RS, em Porto Alegre. 


Algumas das áreas de atuação de um Biomédico listadas pelos Conselheiros são:


• Vigilância Sanitária;

• Pesquisa básica e avançada de novos medicamentos, novos vírus e outros;

• Exames laboratoriais de diagnóstico e acompanhamento

• Estética;

• Acupuntura;

• Práticas Integrativas reconhecidas pelo Ministério da Saúde;

• Laboratórios públicos e privados;

• Microbiologia de alimentos

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram