Nossas Notícias

Engenheiro florestal explica: pó amarelo registrado também em Rio Negrinho é fruto de floradas de pinus e araucárias na região

RIO NEGRINHO . A chuva desta quinta-feira (26), de forma mais evidente, fez com que muitas pessoas notassem em suas calçadas, ou sobre o telhado de suas casas um pó amarelo que gerou vários questionamentos e especulações e até teorias baseadas em “achismos”. Mas o fenômeno tem uma explicação: trata-se da florada de árvores comuns da região.

Ao Nossas Notícias o engenheiro florestal Mauro Murara Júnior explicou que não se trata apenas de um resultado da florada do pinus, mas também das araucárias.

“Esse pó amarelo é resultado da época da florada destas árvores e também da transição de estacão do ano, mesmo que o calendário aponte que ainda não é época”, cita.

“Essa transição gira em um certo momento onde o clima vem se comportando de outra forma. Não tivemos chuva e ainda um período quente nos últimos quatro, cinco dias com temperaturas altas para essa época além de tempo seco e ventos fortes”, detalha.

O engenheiro enfatizou ainda que a pequena chuva de ontem fez com que esse pó amarelo ficasse mais evidenciado, mas segundo ele, na próxima semana já não vai se perceber o fenômeno com tanta intensidade.

“Esse fenômeno acontece durante uma ou duas semanas, depois cessa”, cita.

Murara falou também que esse pólen não é tóxico.

“Mas existem pessoas que possuem alergia ao pólen de coníferas, mas não alergia a qualquer flor, somente ao pinus e outras essências florestais como a araucária cujo pólen é semelhante”, encerra.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram