Nossas Notícias

São Bento do Sul realizará evento para vacinar os mais jovens

SÃO BENTO DO SUL. A Secretaria de Saúde de São Bento do Sul prepara um evento reunindo donos de bares e restaurantes para atrair o público mais jovem a se vacinar contra a Covid-19. Pelas estimativas, cerca de 2 mil pessoas abaixo dos 30 anos de idade ainda não fizeram cadastro para imunização. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (26), durante reunião do Comitê de Crise da Covid-19.

Conforme a secretária de Saúde, Carmen Binotto, os detalhes ainda vão ser definidos em reunião que ocorre nos próximos dias. Mas a ideia é oferecer vouchers para o público, com descontos para serem utilizados nos estabelecimentos participantes.

“Não queremos promover aglomerações, mas fazer de uma forma em que o jovem possa chegar e ser vacinado”, explicou.

Ainda segundo Carmen, tanto a Prefeitura quanto o governo do Estado seguem avaliando os números relacionados à Feistock, realizada na semana passada. A feira foi tratada como um evento-teste, seguindo rigorosos protocolos de segurança, atraindo cerca de 15 mil visitantes.

“Por enquanto está tudo dentro da normalidade, sem nenhum agravamento”, revelou. Mas as avaliações seguem pelos próximos dias.

Outro ponto abordado pela secretária diz respeito à vacinação de adolescentes, dos 12 aos 17 anos. O governo estadual anunciou que em setembro este público também deverá ser imunizado, mas ainda não existem detalhes de como a campanha vai funcionar.

Cogita-se, inclusive, que a vacinação possa ocorrer dentro das escolas, mas para o secretário de Educação, Josias Terres, também seria importante que ocorressem a imunização em locais como o Annes Gualberto, onde os pais podem acompanhar os filhos fora de horário de trabalho.

“Isso tudo ainda vamos definir como vamos fazer”, disse Carmen. Também para setembro se prevê o início da aplicação de uma terceira dose de reforço para os idosos.

O prefeito Antonio Tomazini destacou o trabalho que vem sendo feito pelas secretarias e entidades que integram o comitê de crise, pois os números demonstram que a doença sempre esteve sob controle em São Bento do Sul. Ele ainda anunciou que apesar dos feriados em setembro, a Prefeitura não vai conceder ponto facultativo como forma de evitar aglomerações, viagens e outras formas de festas que possam ocasionar aumento nos casos.

Atendimentos: A secretária Carmen Binotto ainda destacou na reunião a estabilidade no número de atendimentos de pacientes com síndrome gripal no Centro de Covid, na Vila 1º de Maio, no bairro Colonial. Na última semana foram, em média, 60 atendimentos diários.

Dados do Hospital e Maternidade Sagrada Família também foram apresentados na reunião e mostram uma certa estabilidade nos casos de Covid-19. Nesta quinta-feira estavam internados três pacientes na UTI Covid, sendo dois de São Bento e um de Rio Negrinho.

Na enfermaria são cinco de São Bento com confirmação e outros três suspeitos de Covid. Ainda estão internados no Sagrada Família outros 30 pacientes com diferentes patologias. E a média de atendimento ao dia na última semana ficou em 142. Também foram realizados 115 testes de Covid em pacientes na última semana e apenas 17 deram resultado positivo.

Monitoramento: Dados compilados pela médica responsável pela Central de Monitoramento, Andrea Duvoisin, mostram que na última semana epidemiológica se mantiveram estáveis os números de casos em São Bento do Sul. Após uma queda significativa nas semanas anteriores, houve uma leve alta e então a estabilidade atual. Um dos motivos para este novo pico pode ter sido Dia dos Pais, devido às festas de família.

Em contrapartida, como a vacinação vem avançando na cidade, isso é apontado como um dos motivos para a estabilidade. Até esta quinta-feira, cerca de 79% da população adulta de São Bento do Sul já recebeu a primeira dose, e cerca de 30%, está com duas doses ou com dose única.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram