Nossas Notícias

Câmara de Vereadores homenageia a Biblioteca Dr. Helládio Olsen Veiga pelos seus 52 anos de atividades em Rio Negrinho, comemorado hoje

Biblioteca Dr. Helládio Olsen Veiga homenageada pela Câmara de Vereadores em Rio Negrinho SC.

RIO NEGRINHO. Como forma de homenagear a Biblioteca Pública Municipal Dr. Helládio Olsen Veiga, que completa hoje (18) seus 52 anos de fundação, a Câmara de Vereadores apresentou na sessão desta semana (16) uma moção de aplauso para registrar a data. A proposição, do vereador Rodrigo dos Santos (PL), foi aprovada por unanimidade.

Mantida pela Fundação Municipal de Cultura, a biblioteca homenageia com seu nome o ex-professor e ex-vereador de Rio Negrinho que, em 1966, recebeu o diploma de sócio-fundador da Fundação Hospitalar. Tendo iniciado seu acervo com 600 volumes, a biblioteca possui mais de 20 mil títulos entre livros, revistas, enciclopédias e gibis.

O local tem cadastrado mais de 8.500 leitores, entre crianças, adolescentes e adultos e funciona diariamente, com atendimento a pesquisa, empréstimo, catalogação de livros, restauração, consultas ao acervo e reservas pelo sistema Multi-Acervo, incentivando sempre o hábito pela leitura.

Os principais projetos desenvolvidos pela biblioteca são a hora do conto, existente há mais de 25 anos, a extensão da biblioteca no distrito de Volta Grande, com reinauguração prevista para essa quarta-feira, junto ao espaço da subprefeitura, premiação dos leitores mais assíduos do ano, Concurso Municipal de Declamação e feira do Livro.

“É um lugar gratuito onde a gente adquire conhecimento. Gosto de frequentar e sempre incentivei meus alunos a frequentar, pois é lendo que se aprende, que se diversifica o vocabulário. Quem lê fala melhor, foca melhor, se torna um indivíduo melhor, a leitura abre novos horizontes, disse a vereadora e professora Roseli Zipperer do Amaral (PSDB).

Também professora, Alessandra Cristofolini (PSL) destacou que o que mais faz é incentivar a leitura. “Por ser professora sei distinguir o aluno que lê e o aluno que não lê. O vocabulário e a escrita de quem pratica a leitura tem um diferencial enorme, por isso é muito importante a biblioteca”, citou a parlamentar.

Já Flávia Vicente (MDB) ressaltou que o trabalho da equipe da biblioteca é incansável e disse que mesmo os tempos atuais, onde muitas vezes substituímos a leitura pela tecnologia, a biblioteca continua cumprindo seu papel de servir como espaço de pesquisas, de trabalhos em grupo e de leitura, seu foco principal.

Presidente da FMC fala sobre o aniversário da biblioteca

A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciane Hacke, usou a tribuna popular da Câmara de Vereadores para registrar a passagem da data do aniversário da biblioteca. “A biblioteca exerce seu papel social para a inclusão, tem seu papel fomentador de conhecimento tanto para pessoas simples como para grandes pesquisadores”, citou.

“Nestes 52 anos a biblioteca fez e faz muito pela cidade e estamos felizes com o que foi alcançado até aqui”, frisou. Luciane ainda comentou sobre a inauguração da nova extensão da biblioteca no Distrito de Volta Grande, agora dentro do imóvel da subprefeitura. No local, segundo ela serão disponibilizados cerca de 1.500 títulos.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram