Nossas Notícias

Fonoaudiólogo conclui primeira etapa de oficinas especiais realizadas com jovens atendidas pela Rede Feminina de Rio Negrinho

Fotos: Katia de Oliveira

RIO NEGRINHO . Iniciado em maio deste ano, foi concluída esta semana a primeira etapa da oficina de fonoaudiologia para crianças e adolescentes atendidas pela Rede Feminina de Combate ao Câncer. Com foco no despertar para a leitura, a iniciativa foi coordenada de forma voluntária pelo fonoaudiólogo Geovane Kubiaki.

Ele falou sobre os objetivos alcançados com o projeto ao Nossas Notícias, que acompanhou o último encontro do projeto na sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer nesta quarta-feira (11). O especialista comentou também sobre a expectativa do lançamento de novas turmas a partir do próximo mês.

Um dos trabalhos abordados durante a oficina tratou da técnica haikai, forma poética muito breve, de origem japonesa, composta geralmente por três versos de cinco, sete e cinco sílabas.

A oficina ainda contou com visitas à Biblioteca Pública Municipal Helládio Olsen Veiga, sendo que o propósito, segundo Geovane, foi desmistificar a imagem de que o local é um ambiente só para pesquisa.

“A literatura não precisa ser só de livros grandes, livros complexos. No nosso caso conseguimos despertar em uma das participantes o interesse na leitura pelo mangá”, exemplificou.

“Tem uma frase que diz que o livro e o paraquedas só funcionam se estiverem abertos. Quando se abre um livro, se abre um novo mundo onde se conhecem vários autores e as histórias que originaram seus textos”, destacou.

O livro ganha vida porque alguém deu a vida por aquele livro”.

Kubiaki acredita que a experiência deste primeiro grupo de adolescentes atendidos será fundamental para a formatação dos novos grupos que serão atendidos futuramente.

“Ganham eles e ganhamos nós em experiência. O projeto agora será discutido, terá sua metodologia trabalhada para quando da volta de um novo grupo, provavelmente em setembro”, adianta Geovane. Segundo ele, a próxima turma deverá ser focada no atendimento a idosos, trabalhando-se temáticas direcionadas às vivências dessa faixa etária.

Confira fotos de alguns trabalhos realizados pelos jovens participantes do projeto:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram