Nossas Notícias

“Foi uma honra imortalizar a história de João Penkal neste livro”, conta Márcia Habowsky Cristofolini sobre sua participação em “Mãos que marcaram nossa vida”, que já está circulando por todo estado

RIO NEGRINHO. Quem conhece a professora Márcia Habowsky Cristofolini sabe da seriedade, do talento e do respeito que tem pelas letras e literatura.

Formada em Letras Português/Inglês e Pedagogia, tem especializações em Psicopedagogia, Língua Espanhola e Aperfeiçoamento em Redação. Leciona no Colégio Caminho do Saber e é uma das integrantes da Academia de Letras de Rio Negrinho.


Confirmando o valoroso currículo,ela é também uma das participantes da coletânea “Mãos que marcaram nossa vida”, organizada por Miguel João Simão, da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina. A obra conta com a participação de 51 escritores, incluindo a também rio-negrinhense Lia Schoeffel ( leia sobre o trabalho de Lia clicando aqui ).


À reportagem do Nossas Notícias, Márcia contou que em “Mãos que marcaram” , imortalizou o legado de João Penkal (in memorian), que era avó de seu esposo, Cleiton Cristofolini.


“Não cheguei a conhecer o seu João mas decidi homenageá-lo por tudo o que ouvi a seu respeito. Viveu uma linda história, lutou muito e mesmo com várias dificuldades, incluindo uma deficiência que o acometeu, era uma pessoa muito otimista. Tanto que apesar de já ter partido, seu exemplo se eterniza nas lembranças que são compartilhadas por muitas pessoas. Foi uma pessoa que viveu de forma que não se tornou esquecida”, destacou.

Na última semana, ela relatou que teve a satisfação de entregar um exemplar do livro para as filhas de João Penkal: Lúcia, Renilda e Sibila.

“Ficaram muito felizes com o nome do pai sendo imortalizado no livro. Para mim foi muito gratificante fazer essa entrega, pois o texto é resultado de cada história dele que ouvi, seja pelas palavras das tias, do meu marido, meu sogro, … enfim, aprendi muito.Escrevi o texto durante as férias de verão e para finalizá-lo realizei também várias entrevistas com pessoas que o conheceram. Me dediquei muito, como se eu tivesse me reportado aos lugares mencionados e situações descritas por cada um”.


Toda a trajetória de seu João, conforme salientou Márcia, renderia um livro, porém, todas as informações precisaram ser resumidas, já que cada escritor (a), teve a limitação de três páginas escritas.


“Precisei selecionar com calma todas as informações”, citou.

Continua depois das fotos abaixo, que registram a entrega do livro para outras duas filhas de seu João


Além de “Mãos que ajudam”, Márcia também recebeu um exemplar de “Noites de inverno”, outra obra organizada pelo professor Miguel João Simão e que conta com outro de seus textos.


“Para esse livro, foi feito um concurso e minha poesia foi selecionada em 14° lugar. Recebi dois exemplares, um deles destinei à Academia de Letras”, relatou.


Sobre novos projetos, Márcia disse que assim como outros escritores, tem alguns planos, porém, nada com data estipulada. 


Quem desejar conferir o trabalho de Márcia sobre a história de João Penkal pode entrar em contato com a escritora em suas redes sociais.


Confira a poesia de Márcia em “Noites de inverno”:

O soar da gratidão

Como posso não ver,

A natureza crescer, 

A beleza florescer,

No momento amanhecer…


Aquele sol invadir,

Cada pétala a colorir,

E seu sorriso a seduzir,

No meu jardim à florir …

Lindos pássaros a cantar, 

Seus hinos entoar,

Cada manhã a acordar ,

E a mulher a levantar…

Gostoso café a servir, 

Aos familiares reunir, 

Prontos para usufruir,

A beleza do existir…


E a natureza agradecer,

As belezas conceder, 

No dia a dia bendizer, 

E a meu anjo enaltecer…


Com amor executar,

Todo trabalho a cultivar, 

O ensinamento a lapidar,

Com orgulho a formar….


Mais um dia concluir,

Com fé sempre a persistir,

No caminho evoluir,

E a luz enfim fluir! 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram