Nossas Notícias

“Me sinto abençoada e agradeço a Deus pela natureza, que me faz tão feliz”, conta Elenir Suzin Costa, que cultiva mais de 400 espécies de plantas em casa

Muitas vezes, quando pensamos no que é felicidade, vários cenários nos vem à mente e todos eles são válidos. Afinal, felicidade é ter saúde ( a pandemia nos provou muito bem isso! ), uma vida confortável, trabalho, dinheiro, família, amigos verdadeiros… e também um lindo jardim em casa! É o que confirma a história da professora aposentada Elenir Suzin Costa, rio-negrinhense que cultiva mais de 400 espécies de plantas em sua residência.


“Só de vasos são 400, muitos com mais de uma planta. E esse número só vai aumentando! São flores, chás, verduras, plantas ornamentais e árvores frutíferas. Também tenho plantas que ganhei de pessoas que faleceram e que após isso ficaram mais bonitas e com um brilho diferente”, contou.


Dona Elenir é uma das 2,4 mil pessoas que participam do grupo “Suculentas, cactos, folhagens e flores em Rio Negrinho”, criado no Facebook por Claudinea Liebl e Vanisse Tureck de Oliveira, com o objetivo de aproximar os apaixonados por plantas neste período de pandemia. E o amor pelas plantas, ela traz já da infância.


“Entrei no grupo porque sou apaixonada pelas flores e plantas! Na casa da minha mãe tinha sempre muitas plantas e mesmo criança eu já ajudava a cuidar. Então o grupo veio bem de acordo com tudo isso”.


Das tantas espécies que cultiva, dona Elenir disse que não tem uma preferida mas gosta muito das que florescem.


“Adoro o colorido e a combinação das cores! Olho cada detalhe das flores quando elas abrem!”, destacou.


“E em relação às suculentas, que são a febre do momento, cultivo já há uns 40 anos. Tenho muitas variedades mas sempre que vejo uma diferente, já adquiro”.


Com certeza cuidar de todas essas espécies exige muita dedicação (o que dona Elenir cumpre com mérito, pois seu jardim é muito famoso na cidade!). Mas todo o trabalho, sem dúvida, compensa! 


“Para mim, cultivar e cuidar das plantas é vida, satisfação e felicidade! Não vejo o tempo passar quando estou com as plantas e me sinto muito feliz quando as pessoas me procuram para pedir mudas. Me sinto abençoada por cada planta que tenho e agradeço à Deus todos os dias pela natureza que me faz tão feliz! “.


ALGUNS DESTAQUES DO JARDIM DE DONA ELENIR


• Um pé de malva que tem flores de duas cores: rosa e vermelho
• Alguns gerânios que nos cachos de flor sai mais um no meio e ainda faz uma mudinha. Lindo de se ver!
• Na mini rosa, de dentro da flor nasce um botão e fica uma rosa em cima da outra

DICAS


A pedido de nossa reportagem, dona Elenir listou algumas dicas de cuidados com plantas, para auxiliar eventualmente quem já cultiva e inspirar quem ainda não tem uma espécie em casa.  Confira! 

 • Manter sempre a terra úmida, fofa, adubada, conversar com as plantas e o principal: ter muito amor!

•  As plantas exigem cuidados diferentes, devido a sua imensa variedade. Tem plantas que gostam de muita água, já outras gostam de menos. Temos também que estar muito atentos ao sol e à chuva, pois assim como nós, cada espécie tem sua preferência

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram