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A era da voz chegou. Sua empresa está preparada?

Na última semana, o comunicado feito pelo Head do Instagram, Adam Mosseri, causou um burburinho frenético nas redes sociais. “Instagram não será apenas um app de fotos”, disse. A afirmação fez marcas e creators repensarem seus investimentos em novos formatos como áudio e vídeo, e chamando a atenção para o que podemos  chamar de “Era da Voz”.

Desde 2019, os podcasts ganharam seu espaço no Spotify, em 2020 tivemos o Twitter com a sua nova opção de publicações em voz, o Linkedin lançou a opção de gravar o nome do usuário por meio de áudio e o lançamento bombástico do Clubhouse movimentou toda a indústria das redes sociais fazendo Twitter, Facebook e Spotify criarem salas de áudios em poucos meses. Também encontramos as assistentes digitais (Alexa, Siri, Google e outras) que ajudam no nosso dia a dia por meio de comandos de voz. 

Assim, fica o questionamento: como as agências podem criar estratégias para acompanhar esse movimento? Sabemos que a comunicação falada é mais natural e transmite o nosso tom de voz, gerando maior empatia nas pessoas. Além disso, a voz também é mais inclusiva para pessoas com deficiência visual, analfabetos ou que possuem dificuldades motoras. Alinhado a esses benefícios, a voz também permite que o ouvinte faça outras tarefas enquanto escuta algo. 

Bom, considerando que a voz é a mais democrática das interfaces, proponho um desafio simples para as agências de marketing e comunicação. Reúnam suas equipes e façam a seguinte pergunta: Se amanhã a voz se tornar a principal interface dos consumidores dos seus clientes, eles vão seguir vendendo seus produtos e serviços normalmente? Se não, o que você deve fazer para garantir isso? Esse exercício imaginativo pode se desdobrar facilmente em dúzias de projetos.

Caso tudo ainda seja muito novo para você, te convido a participar conosco no dia 22 de julho do Warm Up da Opcon 2021, onde eu, junto com o Rafael Kiso, da Mlabs, debateremos estratégias que precisam estar no radar da sua agência e como você pode criar estratégias de conteúdo pautadas em relacionamento, usando os comandos de voz, podcasts e demais. 

Estamos em um momento de transição e todas as empresas serão impactadas, desde a maneira que você precisa se comunicar, as estratégias de SEO no seu site e até a eficiência dessas ferramentas. Como sempre, quem se permitir experimentar sai na frente e se adapta antes. 

Sobre a Opcon 201

Entre os dias 17 a 20 de agosto, acontece a OPCON 2021, que, de maneira gratuita e online, reunirá gestores que querem promover o crescimento das suas agências de publicidade e colaboradores que precisam se atualizar com as novidades do mercado.

Em sua segunda edição, o evento terá mais de 30 palestrantes renomados que vão abordar perspectivas sobre o futuro, novos modelos de trabalho, gestão, metodologias colaborativas, branding, comunicação e diversidade. Entre os nomes confirmados estão Edney Souza, da Interney, Thiago Rocha, da RD Station, Luiz Buono, da agência Fábrica, Renato Contaifer, da Officeless, Cris Oliveira, da W3haus, e Daniel Queiroz, da Fenapro e Grupo Duca.

Por: * Edney “Interney” Souza – Diretor Acadêmico na Digital House Brasil, professor, palestrante e empreendedor.

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