Nossas Notícias

Comemorando uma trajetória profissional de 40 anos, artista Denise Schlickmann estreia exposição “Horizontes”

A Galeria de Arte do Garten Shopping recebe até o dia 15 de julho, a exposição “Horizontes”, da artista plástica Denise Schlickmann, que traz seu novo olhar apresentando as conexões possíveis em um mundo com pandemia. A exposição tem curadoria de Luciano Itaqui e texto poético de Simone Nascimento.

Neste momento Schlickmann substitui as cores fortes e vibrantes por tons pastéis mostrando toda sua serenidade e complacência ante as tragédias do COVID 19. Horizontes e conexões, quais suas conexões? A artista neste período de pandemia repensou questões existenciais, no tempo, na vida, a finitude tão ávida, que a levou a novos horizontes, horizontes de paz, de quietude, de conforto e mansidão, criando telas suaves, serenas, utilizando cores claras como o branco, azul, rosa, salmão, apresentando um novo horizonte ao expectador; um horizonte que busca acalmar o espírito, em plena consciência da energia que gera cada obra; sensibilidade, ondas e semi curvaturas, apresentando um universo regido por Deus.

Esses novos horizontes, refletem o estado de espírito da poesia lírica, talvez alcançando as canções de Schubert. Suas telas podem até nos lembrar de tempos mais revoltos e tempos de mansidão. Denise nos apresenta seu lado neo expressionista abstrato, evocando seu lado poético para atravessar a linha do horizonte. Na mostra, a artista apresenta 14 obras, produzidas em técnica mista, utilizando tinta acrílica.

Ao longo de quatro décadas a artista aprimorou sua arte, fazendo com maestria o acréscimo do branco em cada mistura, resultando em tons pastéis, dando suavidade; usando criteriosamente as cores para retratar a luz em cada obra. Utiliza pincéis largos e até ásperos para criar os efeitos desejados. A artista ama as misturas, as descobertas e as surpresas que a mistura de tinta proporciona; produz de forma solta, totalmente livre, deixando transparecer através da luz a sensação visual.

Sobre a artista

A artista Denise Schlickmann, nasceu em Jaraguá do Sul, veio residir em Joinville ainda criança. E, desde 1980, dedica-se aos estudos das artes plásticas, perfazendo 40 anos de atividades com arte.

Desde 2013 possui seu próprio atelier, traz consigo as vivências de grandes mestres, e hoje compartilha seu conhecimento e sua técnica com as alunas e amigas em maravilhosas tardes e noites em seu atelier, experimentando o encantamento da arte diariamente.

O viés da artista é centrado na natureza e nas pessoas que sempre a encantam, tanto assim que produziu a série “ícones” trazendo ao espectador os retratos de diversos artistas e personalidades reconhecidos nacional e internacionalmente, apresentando através do seu traçado e cores a energia destes ícones que preencheram o mundo com suas obras e feitos, deixando suas ondas ecoando pela terra.

Ao espectador é livre a reflexão, cada olhar tem sua cor, cada cor tem seu sentimento, sobrevindo a emoção, constata-se a magia da arte. Alinham-se esforços mesmo em tempo de pandemia para aproximar o público da arte/cultura ampliando o diálogo e conexões.

O Garten Shopping segue todas as medidas preventivas para que a saúde e segurança dos visitantes sejam zeladas.

Agende-se

O que: Exposição Horizontes, 40 anos de Arte da artista plástica Denise Schlickmann

Quando: Visitação gratuita até o dia 15 de julho.

Onde: Galeria de Arte Garten Shopping, Rua Rolf Wiest 333, Bom Retiro

]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram