SÃO BENTO DO SUL. Ele é jovem e como tal, cheio de ideias. Mas Beneth Santana Torquato, tem provado que é possível – e preciso – ir além das ideias, transformando cada uma delas em realidade.
Apaixonado por viagens, ele já percorreu diferentes lugares do Brasil e do mundo, mas é em São Bento do Sul que inovou com três empreendimentos: o portal Tire a Bunda do Sofá; a Travelum Turismo e o Araucária Hostel. Detalhe: todas essas empresas,além da valorizar o potencial turístico da região, atraem diversas pessoas para cá.
E foi sobre sua trajetória que ele falou na live sobre Empreendedorismo Jovem no Instagram do Núcleo de Jovens Empreendedores de São Bento do Sul na terça-feira (08).
A live, conduzida por Ana Cláudia Hirt, coordenadora do Núcleo, fez parte da programação da Semana Estadual do Jovem Empreendedor , promovida pelo Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (Cejesc).
No encontro virtual,Beneth destacou os principais desafios que precisou superar para ter três empresas de sucesso. Confira!
Falta de conhecimento de mercado
A primeira empresa de Beneth foi a Tire a bunda do sofá , um portal de turismo, com produção de conteúdo sobre viagens, dicas de destinos e nomadismo digital. O site tem um perfil no Instagram com 24,2 mil seguidores; um canal no YouTube com 7,67 mil inscritos e uma página no Facebook , com 6,030 mil seguidores.
“Entrei nesse mercado sem saber como fazer. Fiquei um ano ‘patinando’, até que comecei a estudar muito e aí as coisas começaram a andar. Muitas vezes a gente se arrisca sem conhecer muito do negócio e acaba dando certo porque você aprende no caminho. Mas ter um estudo antes faz toda a diferença”.
No início da pandemia
Em março do ano passado, quando a pandemia começou, o Tire a Bunda do Sofá passou por um momento delicado.
“Como viagens e passeios estavam proibidos naquele momento, nosso faturamento só não zerou porque o vencimento dos serviços que fazemos para as empresas é de 60 dias. Então, o que produzimos em março, recebemos em maio. Mas mesmo assim, o negócio passou por um momento desafiador e agora é que começamos a recuperar o faturamento que deixamos de ter a partir de 2020 “.
Empresa de passeios de balão e turismo
Se por um lado a pandemia afetou o “Tire a bunda do Sofá”, por outro inspirou Beneth para iniciar mais um empreendimento. Com pandemia e tudo hehe
“Em agosto comecei a Travelum Tur , empresa de turismo que promove passeios e eventos na região e também vôos de balão. Para a Travelum busquei diferenciais. Por exemplo, a experiência que promovemos hoje com os vôos de balão aqui, não encontrei em nenhum lugar do mundo. Inovamos não porque criamos algo diferente do que já era realizado em outros locais; mas inovamos porque aprimoramos o que vinha sendo feito até então. E está dando certo, porque muitas pessoas de outros estados até, tem vindo voar de balão conosco”.
Além dos vôos, Beneth ressaltou que a Travelum também tem o objetivo de destacar os potenciais turísticos da região, que nem sempre são valorizados pela própria comunidade local.
“Nossa região tem um incrível potencial turístico, com opções maravilhosas e isso precisa ser mais valorizado”, frisou.
Araucária Hostel, um dos maiores do Brasil
E também na pandemia, Beneth fundou mais uma empresa, também em São Bento do Sul. É o Araucária Hostel , um dos maiores do Brasil. Dentre os desafios que precisaram ser superados para colocar o empreendimento em funcionamento, ele citou a falta de mão de obra qualificada na região.
“Procuramos muito uma pessoa que também falasse inglês para trabalhar na recepção. Porque ter um curso de inglês é uma coisa, mas falar inglês é diferente”.
Beneth salientou também que hoje o hostel está dando um retorno acima do esperado, atraindo também vários representantes comerciais durante os dias de semana e muitos turistas que vem conhecer a região nos finais de semana. Em breve o local terá também um coworking para os hóspedes. Conheça mais no perfil do Araucária no Instagram clicando aqui .
Mais dicas e insights de Beneth
• “Para empreender com sucesso é preciso ter resiliência, ou seja, aprender a se adaptar com situações diferentes, sem perder o controle emocional”
• “Empreender sempre vale a pena. Você vai errar, mas vai aprender, vai se desenvolver”
• “Produza conteúdo, mostre seu trabalho e porque ele vale o quanto você cobra. De nada adianta você ter um bom produto se as pessoas não o conhecerem”
• “Participe dos Núcleos empresariais do seu setor, de associações e outras iniciativas de associativismo. Isso vai te proporcionar um bom network e nesse sentido posso dizer que a Acisbs é uma boa referência”
Confira a live completa clicando aqui.
Promoções
]]>