SÃO BENTO DO SUL. Os vereadores rio-negrinhenses Ineir Miguel Mittmann, o Kbelo (PSC) e Manoel Alves Neto, o Maneco (DEM), estiveram em visita a estrutura da Usina de Processamento de Resíduos que vem sendo implantada pelo Serviço Autônomo Municipal de Saneamento (Samae) de São Bento do Sul.
O diretor-presidente da autarquia, Osvalcir Peters e o vereador são-bentense Luiz Neri Pereira, o Magrão (PSDB) acompanharam a visita a usina que deverá transformar o lixo recolhido nas casas dos são-bentenses em diferentes tipos de materiais plásticos, como tijolos, tubos, pavers entre outros e poderá ser utilizado em calçadas ou outras obras.
“Conhecemos o triturador de resíduos que ainda não está operando em definitivo, apenas em fase de testes, mas cuja estrutura deve começar a funcionar daqui a quatro ou cinco meses. Ainda assim já durante estes testes conhecemos o que eles podem produzir a partir dos materiais reciclados”, destacou Maneco.
“Conhecemos um sistema que dá destino final do lixo sendo que o destino se divide em duas partes: primeiro tudo o que é orgânico é separado e vai para um depósito que após fermentar produz um gás, que com sua queima, é capaz de girar uma turbina para geral energia elétrica e segundo, que tudo o que não é orgânico, exceto metais, serão triturados e processados para produção de peças para obra civil”, citou Kbelo.
Segundo ele, foi possível observar e compreender que o processo é uma das soluções inteligentes e ambientalmente correta para o destino final do lixo.
“Sem que seja necessário a manutenção de um aterro sanitário para o município”, opinou o parlamentar rio-negrinhense.
“Os parlamentares tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento dessa inovadora estrutura, que projeta processar 40 toneladas de lixo por dia, atendendo a demanda de São Bento do Sul, reduzindo a dependência de aterros sanitários e produzindo matéria-prima para construção civil, além de energia”, frisou ainda o vereador são-bentense Magrão.
Promoções