Nossas Notícias

Ações em São Bento do Sul alertam para importância do combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes

SÃO BENTO DO SUL. Nesta terça-feira (18), é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Uma data que foi instituída pela Lei n°9970. A escolha se deve ao assassinato de Araceli Cabrera Crespo, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.

Em São Bento do Sul, os trabalhos de prevenção e atendimento às crianças e adolescentes ocorrem na Secretaria de Assistência Social, através dos equipamentos, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social);

Conforme explicou o secretário de Assistência Social, Gilmar Pollum, é importante o trabalho em conjunto com toda a rede de proteção para que a prevenção e o combate possam ocorrer.

“No CREAS as equipes técnicas atendem as crianças e adolescentes que sofrem abuso sexual, bem como suas famílias, com o objetivo principal de cessar essa violação de direitos. Este atendimento é realizado através das três equipes do Serviço de Atendimento Especializado à Família e Indivíduos. O CRAS atua com a prevenção através de programas que possam auxiliar essas pessoas”, destacou.

Em alusão a data, o CREAS, os CRAS com o apoio do Conselho Tutelar de São Bento do Sul realizaram alguns trabalhos de conscientização:

O CREAS através dos profissionais do serviço de Medida Sócio Educativas confeccionaram flores amarelas que estão expostas na entrada principal da Secretaria de Assistência Social e nos corredores. Também será feita a entrega de máscaras personalizadas com o símbolo da campanha ”Faça Bonito”, na área Central, realizada pelos técnicos dos CRAS, CREAS, Conselho Tutelar e CMDCA (Conselho da Criança e do Adolescente).

O CRAS Vereadora Rita Maria Dums aderiu a campanha de prevenção com exposição de faixas e flores amarelas (símbolo da campanha), distribuição de material educativo para escolas e para as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com intuito de orientar e alertar sobre possíveis tentativas de abusos sexuais. Ainda no decorrer do mês, o CRAS irá fornecer material informativo e máscaras durante a saída e entrada dos colaboradores de algumas empresas.

Já o CRAS Centenário utilizou do EcoParque do SAMAE para expor atividades de participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que realizaram a produção de desenhos, decorações e distribuição de doces. A produção dos materiais ocorreu em parceria com as empresas: Gráfica Hastreiter; BioConsultoria – Soluções Ambientais e Quitanda da Saíra.

E o CRAS de Serra Alta também fará, em parceria com escolas, a divulgação de material educativo.

Denuncie

Você também pode ajudar no combate a esse crime. Para denunciar alguma atitude real ou suspeita em relação ao abuso ou violência a crianças ou adolescentes pode entrar em contato com o Disque 100, 190 Polícia Militar ou diretamente com a Secretaria de Assistência Social pelo telefone 3633-7143.

Promoções
                                                                                             
   
                                                                                                         ]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram