Nossas Notícias

Na semana do Feirão do Imposto, Núcleo de Jovens da Acisbs promove campanha alertando sobre a alta carga tributária no Brasil

SÃO BENTO DO SUL. O mês de maio é marcado pela campanha Feirão do Imposto, um projeto criado em Santa Catarina em 2002, por iniciativa do Núcleo de Jovens Empreendedores de Joinville, e que atualmente conta com visibilidade nacional.

O Núcleo de Jovens da Associação Empresarial (Acisbs) participa das edições todos os anos e nesta semana, 16 de maio, iniciou a campanha de sensibilização quanto à alta carga tributária no país, com o tema “Pra Ser Justo”.

A campanha deste ano aborda os valores dos impostos pagos pela população em produtos como arroz, café e carne.

“A proposta do Feirão do Imposto é mostrar para a população o quanto se paga de impostos em itens do cotidiano, sensibilizando a sociedade da alta carga tributária e para que tenham essa informação para cobrar do poder público medidas para amenizar e simplificar o sistema tributário brasileiro”, conta o coordenador do Núcleo, Bruno Grossl.

Até 2015, a Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje), realizava, além do Feirão do Imposto, o Dia de Liberdade de Impostos. Os projetos foram unificados com o objetivo de concentrar esforços numa única ação com o mesmo foco, escolhendo o mês de maio para realização da ação, devido ao Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte.

Pra Ser Justo

Na edição 2021 do Feirão do Imposto, a Conaje se junta a Endeavor, num projeto já existente, Pra Ser Justo, tema desta edição.

Assim como o movimento Pra Ser Justo, que conta com o apoio de diversas organizações e entidades, o Feirão do Imposto 2021 almeja uma reforma tributária balizada nos seguintes pilares:

  • Combate às desigualdades; • Geração de empregos e empreendedorismo; • Crescimento econômico e competitividade; • Simplificação e transparência; • Tributos como instrumento de cidadania.

Conscientização 

As ações tem o objetivo de evidenciar na prática, a alta carga tributária. Quanto você paga de imposto?

Confira alguns itens:

– 62,2% do chopp e 29% do valor da carne são impostos; – Do café 16,52% e 18,65% do valor do leite; – 17,24% do valor do feijão e do arroz; – O brasileiro trabalha 151 dias do ano apenas para pagar impostos.

Siga o Núcleo no Instagram para saber mais sobre a campanha e acompanhar as atividades do grupo clicando aqui. 

Promoções
                                                                                             
   
                                                                                                         ]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram