RIO NEGRINHO. A Polícia Militar de Rio Negrinho divulgou hoje (04), alguns números do trabalho realizado dentro do programa Rede Catarina de Proteção a Mulher no município, com dados levantados entre janeiro e abril deste ano. No período, a PM informou que atendeu 66 ocorrências envolvendo violência doméstica.
Na avaliação da Polícia Militar, o programa vem obtendo excelente resultado em Rio Negrinho através de ações de proteção, acolhimento e o cuidado da mulher em situação de vulnerabilidade familiar.
As guarnições da Patrulha Maria da Penha atenderam, dentro destas 66 ocorrências envolvendo violência doméstica:
ameaças,
lesões corporais leves
injúrias
Além disso, a PM informou que realizou o acompanhamento de 42 mulheres com medidas protetivas de urgência contra seus agressores.
Destas ocorrências, ainda segundo a Polícia Militar, a grande maioria delas são registradas nos finais de semana e tem envolvimento direto dos companheiros ou maridos e também de ex-companheiros e ex-maridos.
Tipos de violência da Lei Maria da PenhaViolência física,entendida como qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal; Ex: tapas, empurrões, puxões de cabelo, socos, agressões com objetos cortantes e perfurantes, entre outros.
Violência psicológica,entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima.
Violência sexual,entendida como qualquer conduta que a constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força.
Violência patrimonial,conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos.
Violência moral,entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.
Promoções