Nossas Notícias

Municípios da Amunesc iniciam levantamento para vacinação de profissionais da educação

REGIÃO. Os municípios da região da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) iniciaram o cadastramento de profissionais da educação para o planejamento da vacinação contra a Covid-19.

São Bento do Sul foi a primeira cidade da região a distribuir o formulário, que deverá ser preenchido pelos profissionais.

Apesar de ainda não haver uma previsão de início da imunização deste grupo, o levantamento é fundamental para identificar o quantitativo necessário de doses e facilitar o planejamento.

Serão cadastrados profissionais das instituições de ensino público e privado, que atuam na Educação Básica, Educação Especial, Profissional e Superior.

A coleta dos dados é de responsabilidade da secretaria de educação de cada município e tem como objetivo identificar todos os trabalhadores que estejam em atividade, de forma presencial ou remota.

As Secretarias de Estado da Educação e da Saúde elaboraram o formulário padrão, em conjunto com a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (UNDIME/SC), a Federação Catarinense de Municípios (FECAM), Sindicato das Escolas Particulares do Estado de Santa Catarina (SINEPE/SC) e a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). Em reunião do Colegiado de Educação da Amunesc realizada nesta terça-feira (27) a dinâmica foi apresentada aos secretários municipais.

“A Amunesc está intermediando o processo junto ao Governo do Estado. O formulário foi repassado para os municípios, que criarão agora cada um o seu formulário e distribuirão para os profissionais fazerem o preenchimento”, disse a facilitadora do Colegiado, Glória Cristiane Campos.

O secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro, destacou a importância do trabalho conjunto para que o plano seja executado de maneira ágil e organizada:

“Tivemos uma experiência muito positiva com a construção do Plano de Contingência para a Educação (PlanCon), que virou referência para vários estados com regramentos em todas as redes. Queremos deixar todos os 295 municípios no mesmo patamar para conseguirmos iniciar a vacinação rapidamente assim que tivermos as doses disponíveis, começando com os públicos mais vulneráveis”.

A Amunesc também intermediou o processo de elaboração dos PlanCons junto aos municípios associados.

Planejamento para aplicação das doses

Segundo o Governo do Estado, o Plano de Vacinação considera critérios de prioridade para a vacinação dos profissionais com maior risco de contágio de Covid-19.

A proposta apresentada pelo governo para a vacinação dos profissionais de educação considera a existência de áreas de atuação que estão mais expostas ao contágio pela Covid-19 devido à dificuldade da utilização de máscaras e à prática do distanciamento social, como as turmas de educação infantil.

Entre outras perguntas, o formulário questiona se o profissional faz parte do grupo de risco para a Covid-19, se reside com idosos ou se já tomou a vacina. O plano considera a maior vulnerabilidade dos profissionais que estão atuando nas modalidades de ensino presencial ou mista.

Nas imagens abaixo, reunião online com os representantes das Secretarias de Educação de todas as prefeituras que integram a Amunesc.       Promoções
 
                                                                                               
   
                                                                                                         ]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram